Notícias

Mangueira conquista sua 20ª vitória no Carnaval Carioca

06.03.2019 | Por: Redação

Foto por: Antonio Scorza

Para terminar de vez o carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas, a Mangueira se tornou a grande vencedora do Carnaval Carioca. A Estação Primeira de Mangueira conquistou seu 20º título com o samba-enredo “História Para Ninar Gente Grande”, que criticou algumas histórias falsas contadas sobre o Brasil e homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. A escola volta a desfilar no próximo domingo, dia 10, no Desfile das Campeãs.

View this post on Instagram

Ela é Esperança Garcia, escrava alfabetizada! Aprendeu com os padres jesuítas. Naquela época era proibido ensinar o negro a ler e a escrever! Esperança na sua coragem denunciou por escrito os maus tratos que sofria e fez chegar sua carta ao governador da província! A escrava era valente e ainda escrevia… o que era inaceitável no século XVIII. Ela, na sua bravura, denunciou e assinou! Carreguei nas mãos esta carta! A Primeira petição reconhecida escrita por uma mulher negra na história! E nos pulsos correntes que desatavam! Vcs entendem que o poder individual de cada uma de vcs, mulheres, moram aí dentro do particular de vcs? Entendem que a gente só precisa é ter coragem pra calar a boca do machismo? E o racismo??? Esse é o “monstro” que morre de fome sempre que um negro aprende a ler, escrever, se formar, ser ele mesmo e viver! OBRIGADA, MANGUEIRA! ??

A post shared by Evelyn Bastos (@evelynbastosoficial) on

Além da Mangueira em primeiro lugar, o pódio ainda ficou com Viradouro, em segundo, e Vila Isabel, em terceiro. As duas escolas rebaixadas para o grupo de acesso foram Imperatriz e Império, que obtiveram as piores notas.

Dentre os grandes ganhadores, a Mangueira esta em 2º lugar com 20 vitórias, sendo a Portela a maior campeã levando o prêmio por 22 vezes. E a Mangueira nem chegou a ficar com saudade de ser campeã, a ultima vez foi em 2016.

 

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers