Tem entre 15 e 29 anos? Não deixe de se vacinar contra o Sarampo

Autor: Wenderson França

Fotos por: Tomaz Silva // Agência Brasil

Bem Estar | 29/07/2019 12:38:31

Anexo faltante

Cresce o número de casos de sarampo na capital de São Paulo e a prefeitura intensifica a campanha de vacinação. Além de SP, Pará e Rio de Janeiro também estão enfrentando surtos da doença. Para controlar esse problema, está acontecendo uma campanha para vacinação de jovens entre 15 e 29 anos, caso você esteja nessa faixa etária, vale a pena verificar a carteirinha de vacinação, afinal, muitas pessoas deixaram de tomar a 2 dose da vacina. Caso você já tenha tomado a dose dupla, você esta livre do sarampo.

Desde o dia 7 de junho os registros da doença dispararam, principalmente no estado de São Paulo, passando de 51 para 484 pessoas infectadas até o último balanço divulgado no dia 19 de julho, pela Secretaria Estadual de Saúde. A maioria dos casos foram confirmados na capital sendo aproximadamente 363 pessoas atingidas. O Pará, que também enfrenta o surto, contabilizou cerca de 53 doentes, já o Rio de Janeiro, 11. Os últimos números tem preocupado as autoridades por já ser o maior registrado em mais de 20 anos.

Fique atento aos principais sintomas da doença: febre, manchas avermelhadas (na pele e no rosto) e tosse persistente. Sentiu algo parecido? Corre diretamente para o hospital mais próximo, sarampo não é brincadeira e mal cuidado pode levar até a fatalidade.

Prevenção

A forma correta de prevenir o sarampo é se vacinando. Por isso, a vacina é aplicada durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Porém, com o avanço da doença em São Paulo a prefeitura intensificou as vacinas com uma campanha especial para pessoas com idade de 15 a 29 anos, do dia 10 de junho até 16 de agosto.

Ainda por conta da campanha, postos volantes também estão sendo montados em áreas de grande circulação como shoppings e terminais de transporte público: Palmeiras-Barra-Funda (CPTM), Brás (CPTM), Osasco (CPTM), República (Metrô), Sé (Metrô), Corinthians-Itaquera (Metrô). A oferta da dose será realizada também até 16 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. Fique atento pois o cronograma é divulgado semanalmente. Veja a lista de postos nas estações de Metrô, CPTM, EMTU e estradas.

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?