Taça das Favelas 2020 tem abertura especial com funk do MC Menor MR e MC Rái BG
Créditos: Felipe Max
- Por Renato Martins

Taça das Favelas 2020 tem abertura especial com funk do MC Menor MR e MC Rái BG

A Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol de várzea do país. Realizado pela CUFA (Central Única das Favelas), em 2020 o evento terá edições estaduais com final no dia 6 de junho, no Pacaembu, e uma edição nacional, pegando os vencedores estaduais e realizando a final no Pacaembu de novo, desta vez no dia 15 de agosto. Na edição deste ano, a trilha do campeonato é um funk cantado por MC Menor MR e MC Rái BG. Confira agora.

Eric Klug, diretor executivo do Museu do Futebol, deu início aos trabalhos anunciando a abertura da Taça das Favelas 2020 e destacando a importância do futebol de várzea para o museu, comparando o campeonato atual com os times da série A. O Museu do Futebol tem essa importância de contar a história do futebol e também da nação, como a cultura está diretamente envolvida com a história do país, todos os campeonatos são de extrema importância para eles.

Nega Gizza, da Taça das Favelas, falou em seguida, contando sobre o campeonato ao lado de MV Bill, passando até um vídeo de retrospectiva do que foi o campeonato em 2019. Neste ano, a Taça das Favelas inaugura uma bola especial que será utilizado no campeonato e também é mais um marco para a cultura de futebol de várzea.

O evento foi repleto de convidados ilustres. Um deles, o Cafu, esteve presente no evento, como embaixador brasileiro da Taça das Favelas. O cantor Dexter (que fez a trilha sonora da Taça em 2019) e a jogadora de basquete Marta Sobral, também estiveram presentes no evento. Os convidados comentaram a importância do esporte na vida de jovens, principalmente daqueles de favela que precisam de apoio e uma atenção na infância e adolescência. O esporte salva vidas, já salvou várias e ainda vai salvar muitas outras. Por isso é importante destacar campeonatos como Taça das Favelas que dá a oportunidade para todas as pessoas, principalmente, aquelas de favela.

O campeonato em 2019 teve a final transmitida pela TV aberta e neste ano conseguiu, novamente, conquistar o espaço no Pacaembu para fazer a final dos times masculinos e femininos. No dia 6 de junho, vai acontecer a final e todos os estados, em São Paulo o jogo será transmitido ao vivo na TV aberta.

Inscrições e Etapas

As inscrições estão abertas em diversos estados do Brasil inteiro até o dia 15 de março.  Serão aceitos times masculinos e femininos. Depois, entre os dias 28 de março a 16 de maio, serão os jogos da primeira fase pra definir os finalistas. Este ano, a prefeitura de SP cedeu a quadra na Vila Manchester, no Carrão, para a Taça das Favelas realizar os jogos.

No dia 23 de maio será a semifinal e, como já falamos, dia 6 é a grande final. Concluída a etapa estadual, começa a segunda etapa da Taça das Favelas com a edição “Favelão Nacional”, começando no dia 08 de julho. A partir do dia 18 de julho serão os jogos de classificação dos estados, sendo 26 de julho a semifinal e a grande final será no dia 15 de agosto, a Final da Taça, no Pacaembu.

Campeões de 2019

Os campeões de 2019 estiveram presentes no evento também. O time do Parque Santo Antônio, masculino, e do Complexo da Casa Verde, feminino, foram ao palco para falar da dificuldade que foi vencer o campeonato, ao mesmo tempo, que contaram histórias das contratações que houveram de times maiores com os jogadores. Essa é a mudança que o campeonato pode fazer na vida dos jogadores.

MC Menor MR e MC Ray – Taça das Favela

Na edição 2020 a trilha sonora da Taça das Favelas é um funk, a música “Taça das Favelas”, do MC Menor MR e MC Raí (um paulistano e um carioca). Os MCs falam da responsa que foi criar um funk para o campeonato, destacando principalmente o orgulho de falar de um assunto tão próximo da vida dos dois: funk e futebol, fazendo uma ponte cultural e musical do eixo Rio e São Paulo. Raí chegou a participar da Taça das Favelas em 2015. O videoclipe vai ser lançado hoje, às 17h no Canal KondZilla.

View this post on Instagram

Esse ano queremos que o Brasil vista nossa camisa. Ano que faremos o campeonato brasileiro das favelas ao vivo pela Rede Globo e faremos 20 campeonatos estaduais, dos quais 12 serão ao vivo além de vários municípios. A partir de quarta feira de cinzas todas as cufas do Brasil estarão vendendo essas camisas por R$ 99,00 mas não estamos vendendo apenas uma camiseta. Mas uma longa e linda história da qual você é parte. Escolha o modelo e liga na Cufa da sua cidade. No rio vc fala com @wgaldinooliveira , em São Paulo com @dedeheliopolis em minas com @dj.francis , Bahia @hugoteixeiraof , Ceará @pretozeze , Rio Grande do Sul @dinorasilveira , Paraná @jose_acj , Brasília @brunokesseler ufaaa é melhor falar com @negagizzaoficial que ela te encaminha para as cidades. #tacadasfavelas

A post shared by Taça das Favelas São Paulo (@tacadasfavelassp) on

Aproveite para inscrever o seu time no site oficial. Você também pode acompanhar as etapas do campeonato pelas redes sociais da Taça das Favelas: Instagram // Facebook // Youtube

 

Taça das Favelas em SP – Instagram // Taça das Favelas em RJ – Instagram

 

Calendário

Taça das Favelas

Times Masculinos e Femininos 

02 de março até 15 de Março – Inscrições

14 a 15 de março – Peneiras

20 de Março – Congresso Técnico e sorteio das chaves.

28 de março a 16 de maio – Jogos da Primeira Fase

23 de maio – Semifinal

06 de Junho – Final

 

Favelão 2020

 

08 de julho – Lançamento

17 de julho – Congresso e Sorteio

18 de julho – Início dos jogos

18 a 24 de julho –  Jogos da primeira fase

26 de julho – Semifinal

15 de agosto – Final

Leia mais:

Taça das Favelas tem edição em Sorocaba e Jundiaí

Tags relacionadas:

Esporte