Sucessos do Tik Tok: “Moda”, do Massaru, teve videoclipe gravado pelo celular e produção musical feita por um jovem de 16 anos
Créditos: Jeferson Delgado
- Por Wenderson França

Sucessos do Tik Tok: “Moda”, do Massaru, teve videoclipe gravado pelo celular e produção musical feita por um jovem de 16 anos

Os sucessos no Tik Tok não param de surgir, não é mesmo? Lá na plataforma vizinha, a dancinha pega a galera e vários sons vão viralizando, independente do gênero musical, seja funk, sertanejo, trap ou o que for.  Uma música que há tempo vem rodando é “Moda“, aquela lá mesmo que fala: “hoje é só baile, Ruinha, Mandela, Marcone, no 12 ela vai sentar”. Ela foi escrita pelo mano Mario Massaru, 21, morador das quebradas do Jardim Brasil, zona norte de São Paulo, e produzida por Emanuel Filipe Silva de Oliveira, 17, Barra Mansa, Rio de Janeiro. E para você entender mais sobre toda a história o Portal KondZilla foi trocar uma ideia com eles.   

Com mais de quatro milhões de plays no Spotify, seis milhões de visualizações no Youtube e mais de 200 mil vídeos no aplicativo Tik Tok, “Moda” chegou em figuras como: Lara Silva, Lisa Barcelox, Cinthia Cruz e Kelida Fernandes. O single foi escrito por Massaru que iniciou sua carreira na música em 2018, e já tem duas mixtapes lançadas: “Shuriken”, de 2018, e “Kai”, de 2020. Atualmente, ele está produzindo uma nova mixtape, que conta com parcerias como o Yung Buda e o produtor musical Ecologyk.

Lançada em 12 de julho de 2020, “Moda” foi canetada em um momento de descontração. Mesmo assim, Massaru traçava caminhos para que ela atingisse o sucesso: “Desde que a primeira guia dela ficou pronta, fiquei me questionando como poderia lançar, sabia que tinha que ser algo diferente como ter uma capa legal e videoclipe pra rodar melhor”. Já o videoclipe foi gravado de um celular iPhone 6s: “Estava com alguns amigos no centro de São Paulo e aproveitei pra gravar, mas a câmera acabou a bateria bem na hora, então pensei ‘foda-se vamos gravar com o celular mesmo’, se não me engano era um iPhone 6s”.

Outro ponto curioso do single foi sem dúvidas a produção musical feita por um jovem de apenas 16 anos, que está a mais de 300 quilômetros de distância do compositor Massaru. DJ EF, que conheceu o trapper pelo Facebook em um grupo de rap, disse o seguinte sobre a faixa: “De certa forma já acreditávamos nessa música. Foi uma experiência daora, pude experimentar muitas coisas novas na mixagem, estrutura e beat até que fomos lapidando e chegou a versão final que estourou”. A união entre o eixo São Paulo e Rio de Janeiro é o segredo do êxito: “Outra parada interessante é que eu e o Massaru sempre trabalhamos juntos para construir toda a música de um jeito que agrade ambos”. 

“Moda” é um trap que carrega diversos elementos do funk, o próprio trecho de sucesso faz referência a fluxos de rua: “hoje é só baile, Ruinha, Mandela, Marcone, no 12 ela vai sentar”. Adaptando o trap pro funk, Massaru é mais um artista da nova geração que vem se destacando na levada como Kyan, KayBlack e Borges. As referências do artista explica: “Gosto muito de MPB, samba e funk. Sempre escuto artistas como: Djavan, Jorge Vercillo, Revelação, MC Daleste, MC Lon, MC Guime, 4M [MC Kevin, MC IG e MC PH], MC Kaverinha. Agora do trap minhas referências são mais de fora mesmo, mas sempre valorizo os mano que faz a cena nacional acontecer Yang Buda, Aka rasta, Recayd e Dalua”.   

Você já se perguntou qual será a sensação de estourar um hit? Massaru contou ainda tudo o que sentiu quando viu a música começar deslanchar nas plataformas digitais: “Passou um filme na minha cabeça, sofri muito nessa vida, um leão por dia pra matar, as vezes não conseguimos vencer nas contas e do nada a música começou andar. Me fez pensar em tudo que já passei, meus olhos encheram de lágrimas, só tenho a agradecer minha mãe, Deus e todas as pessoas que me ajudam”. 

E qual será os sentimentos de DJ EF que começou a produzir quando tinha apenas 11 anos de idade e hoje com apenas 17 anos  já tem um som com números significativos nas ruas? Ele disse: “Meio surreal, estamos há bastante tempo fazendo som, sempre tentando inovar e “Moda” foi nosso primeiro ‘boom’. Tudo isso é foda de verdade, pois é o que estávamos buscando a todo momento”. 

E você, o que está esperando para colocar o seu sonho em prática? Massaru e DJ EF fizeram acontecer o objetivo deles mesmo estando a milhares de quilômetros longe emplacando um hit no TikTok. No mais, “Moda 2” foi lançado na última quinta (18) e o trapper está para soltar trabalhos com artistas como: Yunk Vino, Yung Buda, MC Hariel, MC Lele JP, MC IG e MC PH. Quer saber mais sobre a vida pessoal de Massaru? Cola lá no Instagram da KondZilla e deixe seu comentário que traremos. 

Tags relacionadas:

Matérias