Sete fatos que você precisa saber sobre o desmatamento

Autor: Redação

Fotos por: ShutterStock

Notícias | 23/08/2019 15:30:19

Anexo faltante

Na última segunda-feira (19), o pessoal estranhou o céu preto no meio da tarde de São Paulo sendo que às 15h não é hora de tudo estar um breu. Muita gente pensou que fosse só um tempo nublado, mas depois descobrimos que na real o que aconteceu foi que a floresta Amazônia estava pegando fogo e a fumaça chegou até a capital paulistana. Esse incêndio foi causado pelo desmatamento, que tem crescido bastante nos últimos anos. Para você entender mais sobre o que é desmatamento, qual o impacto dele na sua vida e no mundo, fizemos uma lista para te deixar por dentro.

As queimadas – Parte 1

Os incêndios nas florestas brasileiras acontecem por causa de dois fatores: períodos de seca extrema, que faz a plantação ficar extremamente desidratada e a soltar um composto chamado etileno no céu. Esse composto é combustível e faz com que o fogo aconteça.

As queimadas – Parte 2

Outra causa desses incêndios é o desmatamento. Nesse último mês, alguns fazendeiros promoveram o Dia do Fogo e incendiaram alguns focos das florestas do Pará. Quando se desmata a floresta, tem como colher a madeira, fazer garimpo e também criar pasto para a agricultura.

A diversidade da Amazônia

Talvez você já tenha ouvido falar que a “Amazônia é o pulmão do planeta” e isso é porque a biomassa (matérias orgânicas vegetais) da Amazônia está ajudando a retirar mais gás carbônico da atmosfera do que emitindo. Ou seja, se a floresta não for preservada, teremos menos um aliado na luta contra o aquecimento global.

População indígena

A gente aprendeu na escola que a casa do índio é na floresta. Pois bem, ainda existem tribos indígenas que lutam para sobreviver. O desmate ameaça a existência e a cultura deles, além disso, provoca a extinção de povos e da história do nosso país.

A diversidade na fauna e na flora

Dentro da Amazônia existem diversos ecossistemas e muitos desses existem só nela, como uma variedade imensa de animais e de plantas. Vale mencionar que a Amazônia ocupa outros países além do Brasil: Peru, Colômbia, Guiana, Suriname, Bolívia, Guiana Francesa, Venezuela e Equador. Em cada país a Amazônia tem suas diferenças, tipos de árvores exclusivos pra cada local, e etc.

Calor

Você tem percebido que a cada ano que passa os verões são mais quentes e os invernos menos frios? Isso é um efeito do aquecimento global, uma das causas é o desmatamento. Segundo pesquisa, se o desmatamento da Amazônia continuar assim, a região vai aumentar sua temperatura em 1,45º, o que estimula as secas e queimadas.

Chuvas

Há estudos que indicam que florestas ajudam a deixar o tempo mais úmido e com isso, trazer mais chuvas. Sem floresta, diminui a umidade e consequentemente, diminui a chuva. Sem chuva, rios e lagos podem secar, o que prejudica diretamente a existência da vida.
Tem mais fatores? Tem. Isso é preocupante? Bastante porque esse desmatamento atinge a população por um todo e não apenas um grupo de uma determinada região. Se não ficarmos atentos a isso, o problema de uma região pode chegar a nível global.

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?