Nike relança modelo '12 molas', febre no passado do funk

Autor: Jeferson Delgado

Fotos por: Reprodução // Nike

Comportamento | 02/04/2019 18:03:22

Anexo faltante

Sempre vem aquela sensação de nostalgia quando alguma marca diz que irá relançar um produto que fez muito sucesso no passado. Recentemente algumas empresas anunciaram grandes novidades de relançamento de videogames e também no mundo do celular, agora chegou a vez dos tênis. Há pouco tempo, a Nike divulgou que trará de volta o famoso “quatro molas” que fez a galera pirar nos anos 2000. E pra fechar com chave de ouro, o Nike Shox TL será relançado. Encosta que o Portal KondZilla te conta sobre essas duas grandes novidades.


Nike Shox R4 OG – Fotos por: Reprodução // Nike



Apelidado de “4 Molas Tubarão”, o Nike Shox R4 OG foi tênis que marcou diversas gerações, inclusive a minha. Lembro muito bem que a pessoa que tinha um na escola era o descolado. Acredite, todo mundo admirava a pessoa pelo tênis que ela usava. Com o lançamento da linha no começo dos anos 2000, a “Shox” sempre chamou a atenção pelo seu sistema de amortecimento que é externo, inclusive já falamos sobre a geração de sneaker no funk. A popularização do tênis foi tamanha que alguns MCs falavam sobre ele em suas músicas. Quem não se lembra da voz do MC Brinquedo cantando “a princesinha tá de 4 molas” em seus medleys?

Por ser um modelo que fez bastante sucesso nas periferias e nem todos tinham grana pra comprar o produto original, que em média custava de R$500 até R$700, assim foram surgiram as versões falsificadas e o modelo acabou caindo no esquecimento da galera. Outro fator que fez o pessoal deixar de lado o R4 foi chegada de seu sucessor, outro calçado com a mesma tecnologia de amortecimento: o Nike Shox TL.

Fotos por: Reprodução // Kith

Conhecido como 12 molas pela galera da quebrada, o tênis além de suceder o grande sucesso da Nike que foi o R4, ganhou destaque nas letras do MC Kauan: “É que as menina é o terror, é que as menina é tenebrosa, invés de usar tamanquinho elas usa nike de mola“. E assim o Nike Shox TL também foi um sucesso na periferia, principalmente entre os considerações chavões.

E aí que vem a parte mais interessante: os dois modelos estão oficialmente de volta ao mercado dos sneakers. O Nike Shox R4 OG chegou ao Brasil no dia 20 de março em lojas revendedoras da marca, como a Guadalupe Store e Cartel011, mas esgotou rapidamente. Hoje você encontra no próprio site da Nike. Já quem quiser garantir o Nike Shox TL vai ter que ficar atento nas redes sociais da Nike ou garantir o tênis por encomenda em lojas como a Pinneaple Co, pois na gringa, alguns revendedores internacionais da marca já estão a todo vapor, como por exemplo a Kith que vendeu o tênis por U$170 (dóls) e conseguiu esgotar todos os modelos. As vendas aqui no Brasil podem ser feitas de forma mais democráticas no esquema de senhas em lojas revendedoras com a promessa de voltar com tudo para as ruas do mundo afora.

A volta dos modelos causam nostalgia em todo mundo que acompanhou a trajetória do modelo, até o craque Neymar Jr. fez stories recentemente usando o modelo Nike Shox TL que recebeu da Nike e colocou a hashtag nostalgia. E você, ficou feliz com a volta desse tênis ? Reserve aquela grana se quiser ter esse entre o seus tênis.

Aproveite pra se inscrever no canal do Portal KondZilla.

Leia mais
A cultura Sneaker no funk
A novidade, Yezzy 500, já está à venda no Brasil.

O quê você
procura?