João 'Seu' Pimenta tem ajudado a melhorar o humor da galera na quarentena

Autor: Gabriela Ferreira

Fotos por: Acervo Pessoal

Comportamento | 09/06/2020 15:24:15

Talvez você já tenha visto em alguma rede social algum vídeo de receita de um cara cozinhando muito puto. Esse mano é ninguém mais ninguém menos que o comediante João Pimenta, do canal Seu Pimenta TV no YouTube. Com humor, ele tem ensinado a galera a cozinhar e de quebra ainda ajuda a melhorar o dia de várias pessoas. Chega mais pra conhecer.

O quadro Larica do Ódio, que viralizou na internet nos últimos tempos, foi criado pelo João Pimenta, baiano de 29 anos que criou o projeto durante a quarentena. “O Larica do Ódio surgiu da necessidade de trazer um bagulho novo pro pessoal que acompanha o canal e graças à Deus viralizou”, explica ele. “Teve um dia que eu pensei ‘pô, eu moro sozinho tem um tempo, faço os bagulho que homens geralmente não fazem. Nisso ainda eu tava puto esperando um frango descongelar e aproveitei e fiz o vídeo esculhambando os maridos e filhos que não fazem nada dentro de casa. Dentro da estrutura machista, esse é um problema enraizado, eles [homens] não fazem as tarefas de casa”. 

Nos vídeos, João Pimenta ensina a fazer comidas do dia a dia enquanto xinga os caras que são preguiçosos e não fazem nada em casa. “A galera tem recebido bem os vídeos porque isso é uma coisa nova. O cara tá sempre injuriado que é eu num dia normal, puto como sempre porque não tem como ser preto e não ficar puto todo dia no país que a gente vive”, diz o comediante. “Muitas mães e esposas têm falado que eu tenho ajudado os caras a criar uma certa consciência, então o objetivo está sendo cumprido, mas as vezes dá vontade é de dar um tapa na cabeça desses caras”.

Além de incentivar e ensinar quem não sabe cozinhar a fazer um rango gostoso, o humor ajuda muito a melhorar o ânimo de muita gente nesse momento com tanta notícia ruim e medo do futuro. “Eu sempre tento olhar pros outros com empatia, por mais que esteja complicado pra mim, eu trampo com comédia e preciso entregar um riso pras pessoas. Tô vendo isso como uma forma de ajudar as pessoas durante a quarentena”. E não são só as mães e esposas que agradecem pelo conteúdo do João, muita gente tem se apoiado no humor. “Recebo muitos comentários de pessoas falando que a comédia tem ajudado elas, pessoas que tem problemas psicológicos, familiares, que falam que ver meus vídeos deixa o dia mais leve. Isso é muito gratificante”. 

O jeito pra cozinha surgiu na infância, quando João ainda vivia em Pojuca, na região metropolitana da Bahia. “Comecei a cozinhar logo na infância. Meu pai foi embora e a gente foi criado com a minha mãe”, diz ele sobre o começo da história com o fogão. “Com o quadro aprendi muita coisa que não sabia antes, mas gosto de deixar claro que não sou profissional da cozinha, sou profissional da área de comédia e de roteiro”. 

A comédia surgiu quase que sem querer e teve início durante uma peregrinação entre religiões que João Pimenta fez em 2006, acredite se quiser. “Comecei como humorista em 2006, depois de testar várias religiões, entrei num projeto social que ajudava na minha cidade e comecei nesse projeto fazendo rap. Nisso abriu uma oportunidade de fazer uma peça de humor e não parei mais”. 

O canal Seu Pimenta TV, que tem mais de 700 mil inscritos, surgiu em 2011. “Montei o canal voltado pra comédia e fiz vários quadros que deram certo, tipo o “Pé de Pranta“, que desmistifica o estereótipo que as pessoas têm dos favelados e fiz várias outras coisas, bonecos, redublagens, etc”.

A quarentena tem mudado as coisas, no mundo e dentro da nossa casa. “A gente tem que ser forte nesse momento. Eu reconheço que tenho privilégio de estar em casa de quarentena porque tem muita gente que precisa sair, se não não tem rango na mesa. Tem já um tempo que eu trabalho escrevendo. Saí da minha cidade e vim pra Salvador com esse sonho e tem dado certo de certa forma”, comenta ele. 

“Tem muita coisa que eu desejo pra quando a pandemia acabar. Quero que a situação desse país melhore pras minorias que só se ferram e que as políticas públicas melhorem pras pessoas e pros artistas porque a gente não tem apoio”, diz João Pimenta. “Quero levar a cara da Bahia pra muitos lugares”. 

Acompanhe o João Pimenta: YouTube // Instagram 

 

O quê você
procura?