/ Matérias

Djamila Ribeiro lança curso de letramento racial

- Por Redação

Djamila Ribeiro lança curso de letramento racial

Neste dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a filósofa e autora Djamila Ribeiro lança o curso de letramento racial ministrado por ela na plataforma Feminismo Plurais, site criado por ela que junta cursos sobre feminismo e racismo. 

A partir deste sábado (20), o curso sobre letramento racial ministrado pela Djamila Ribeiro estará disponível no site Feminismos Plurais. O curso aborda temas como racismo interpessoal, racismo estrutural, racismo institucional, discriminação, discriminação racial, preconceito racial e privilégios. O curso está disponível por R$ 19,90.

O 12º curso da Plataforma Feminismos Plurais propõe um mergulho sobre a compreensão do racismo como uma ideologia que sustenta um sistema de opressão responsável por humilhações, discriminações, violências físicas e simbólicas e distribuição de privilégios. É visto como o resultado de uma interação complexa de crenças individuais, valores e ideologias compartilhadas e práticas institucionais engessadas. “É importante vermos como somos ensinados a ser racista e buscar ferramentas para aprender a descontruir essas ações e também entender que a educação antirracista precisa ser contínua”, afirma a filósofa e autora Djamila Ribeiro.

Sobre a plataforma

A plataforma Feminismo Plurais, criada pela filósofa Djamila Ribeiro, reúne conteúdos produzidos por pessoas negras, principalmente mulheres, como uma forma de disseminar informações para ajudar as pessoas a entenderem a realidade da sociedade e se aprofundarem em alguns debates super importantes. 

No site, você encontra cursos sobre letramento racial, lugar de fala, intolerância religiosa, discriminação no ambiente de trabalho, discurso de ódio nas redes sociais, local de fala, racismo recreativo, transfeminismo, aulas ao vivo, artigos exclusivos, podcasts. Também é possível se aprofundar em outros assuntos, como feminismo decolonial e feminismo negro, por meio dos outros conteúdos dispostos no site.

Além dos cursos, lá você também encontra para comprar a Coleção Feminismos Plurais, que reúne sete livros escritos por pessoas negras sobre diversos assuntos importantes pra sociedade, como empoderamento, racismo estrutural, encarceramento em massa.

Tags relacionadas:

Notícias