Matérias

Dia do Funk: relembre conquistas do herói da favela

07.07.2022 | Por: Karine Ferreira

Hoje é o Dia do Funk na capital paulista e para celebrar a data e as conquistas do ritmo, relembraremos o trajeto que o funk fez desde que chegou no Brasil lá pelos anos 70. Após a primeira reprodução em solo brasileiro, o estilo já passou por transformações, lutas, conquistas, festas, shows e tornou músicas e clipes eternos, marcando gerações e artistas na história de cada funkeiro.

O gênero que já foi muito criminalizado e ainda sofre com preconceitos, é hoje uma voz periférica mais potente do que foi ontem e ainda menos potente do que será amanhã. Aproveitando esse momento, separamos algumas das conquistas que o funk já teve, sem esquecer que nosso foco continua e que nossa força e objetivo crescem em sintonia, afinal, a mente é fértil e pra sonhar não tem limite.

Dia do Funk

Reprodução: Internet

Há nove anos, perdíamos um jovem cantor que marcou a massa funkeira, Daniel Pedreira Senna Pellegrine, nosso eterno MC Daleste, foi alvo de disparos durante um show em Campinas e teve seu óbito confirmado no início da madrugada do dia 07/07/2013, a data foi escolhida para representar o dia da comunidade funkeira na capital paulista, instituído pela Lei 16.310 de 2016, homenageando o cantor e a importância de sua memória para o funk.

Anitta

Reprodução: Internet

De Honório Gurgel para o mundo, Larissa de Macedo Machado, a famosa Anitta, é uma das responsáveis por impulsionar o funk a atravessar fronteiras. A cantora revolucionou o cenário e mostrou por meio do funk pop, que o estilo tem muito poder e deve receber o devido valor, por toda sua cultura, representatividade e ferramenta com grande espaço no entretenimento brasileiro. O funk também é trabalho sério e deve ser respeitado.

Canal KondZilla

Revolucionando o funk e incluindo a sétima arte na cena, a KondZilla chegou transformando tudo, dando mais evidência para os MC’s, para seus respectivos trabalhos e entregando mais arte para a massa funkeira. Hoje o maior canal da América Latina no YouTube é o canal KondZilla, sendo também o quarto maior canal do mundo, possuindo mais de 60 milhões de inscritos. O canal ainda possui o clipe brasileiro mais acessado da plataforma, sendo “Bum bum tam tam”, de MC Fioti, que já tem mais de 1,6 bilhões de visualizações, que revela que o funk é o poder.

Rock in Rio

PK, MC Don Juan e Zé Ricardo de pé; MC Hariel, Papatinho, L7nnon e Marvvila sentados — Foto: Laura Rocha/g1 Rio

Esse ano a edição trará os cantores MC Hariel e MC Don Juan como atrações do Palco Sunset e Palco Favela, sendo a primeira vez dos artistas no evento, realizando o sonho de moleque de cada MC e inspirando inúmeras crianças que sonham em entrar para o mundo da música.

A história do funk já possui diversas realizações e segue inspirando, transformando e valorizando vidas. A data de hoje é celebrada somente na capital paulista, mas o estilo já não vê mais fronteiras e pulsa no coração de milhares de pessoas em qualquer lugar do país e do mundo, a cultura periférica vive e o funk sabe como representar.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers