Dia Mundial da Criatividade reúne ideias inovadoras em evento gratuito

Autor: Redação

Fotos por: Reprodução // Redes Sociais

Notícias | 17/04/2019 11:56:19

Anexo faltante

No próximo domingo (21), acontece no dia Dia Mundial da Criatividade, que será comemorado por 50 cidades ao redor do Brasil, com atividades e palestras gratuitas. Em São Paulo, o evento será espalhado pela Avenida Paulista: Livraria Cultura, Espaço Geek, Livework, Fab Lab Livre e outros muitos eventos gratuitos. Se liga que o Portal KondZilla te conta mais sobre a programação.

Ao todo 75 convidados participam de 68 atividades especiais. Uma dessas pessoas convidadas do evento é a empreendedora Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta. “A feira surgiu em 2002, quando eu e uma amiga estávamos desempregadas. Nós trabalhávamos vendendo roupas e comida na Vila Madalena, que na época, era um lugar que tinha muita música negra”, relembra Adriana. “A gente percebeu que muitos negros iam pra lá ver os shows e que muitos profissionais (DJs, iluminadores, produtores, etc) eram negros, mas os donos dos lugares eram sempre brancos. A nossa ideia foi criar uma feira em que não tivesse esse intermédio entre o branco, para cada um contar sua própria história”.

Assim como Adriana começou a empreender, a maioria dos responsáveis pelas micro e pequenas empresas do Brasil são negros, principalmente mulheres. A fundadora da Feira Negra explica. “A gente vem de 400 anos de escravidão e 131 anos da abolição. Depois que os negros foram libertos, eles foram deixados na rua e até hoje temos um déficit de educação e trabalho. Assim, a maioria dos empreendedores são negros porque muitas dessas pessoas não estão incluídas no mercado de trabalho por conta desse racismo estrutural”.

Para contar mais sobre seu trabalho, Adriana participa no domingo de uma mesa ao lado de Vanessa Queiroz, no Teatro Eva Herz, no Conjunto Nacional, às 12h45.

A data, que é comemorada mundialmente, foi criada pelo Lucas Foster, em 2014. O fundador de vários projetos, como o ProjectHub, implementou a data pra galera ficar ligado no que tá rolando no mercado e pra celebrar as conquistas do pessoal que tá no corre. Para ele, a criatividade é uma dos pré-requisitos pro mercado de trabalho. “A criatividade foi apontada como a habilidade mais desejada pelos líderes das empresas na busca por talentos e no desenvolvimento de seus colaboradores”.

A gente tem o costume de achar que pra algumas coisas, tipo ser criativo, é necessário nascer com um dom, mas o empreendedor diz que não é bem assim. “Qualquer pessoa pode ser criativa. O exercício da criatividade se dá na relação de um indivíduo com ele mesmo e na interação dele com outras pessoas”, comenta.

O evento só chegou no Brasil em 2018. Agora, em sua segunda edição espera receber 65 mil pessoas ao redor do país. Pra participar de qualquer painel, basta acessar o site da DMC e se inscrever nos que te agradam. Lembrando que acontecem todos neste domingo, dia 21 e que são gratuitos!

  • Serviço

Dia Mundial da Criatividade
Domingo, 21 de abril
Confira a programação completa: https://www.worldcreativityday.com/brazil
Quanto? Grátis!

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?