Com apenas 12 anos, CatMat ensina matemática no Youtube
Créditos: Reprodução
- Por Wenderson França

Com apenas 12 anos, CatMat ensina matemática no Youtube

É meio difícil escutar das pessoas ‘eu gosto de matemática né’? Na grande maioria elas tentam correr por não entender ou ter dificuldades com a matéria. Catarina Xavier, 12, a mais jovem professora do Youtube, também encontrou algumas dificuldades na hora do aprendizado, mas com a ajuda da mãe, resolveu fazer dos problemas motivação para aprender e auxiliar outras pessoas através de seu conhecimento. Como ela fez isso? Criando o canal CatMat, onde ensina matemática de uma forma bem descontraída e com uma pegada divertida. Cola com o Portal KondZilla e pega a visão de jovens que estão fazendo a diferença nas quebradas.

O canal recém criado tem apenas oito conteúdos, mas acumula 16,4 mil inscritos. Os vídeos estão chegando a marca de 6 mil visualizações e no Instagram CatMat também vem crescendo com 7,1 mil seguidores. Por isso, a página do seu perfil na rede social logo convida “Vamos viajar pelo mundo dos números?”. Já que estamos falando de matemática vamos ser detalhista não é mesmo?!

CatMat explica da onde veio a ideia do canal e, acredite, foi através da dificuldade de aprendizado. “Sempre gostei muito de matemática, porém no ano passado, quando estava no 6º ano escolar, senti um pouco de dificuldade com a matéria”. O sonho de ser Youtube uniu o útil ao agradável. “Como tinha o sonho de ser youtuber, resolvi criar o canal CatMat como uma forma descontraída de estudo porque aprendo, ensino e compartilho a matemática me divertindo e brincando”.

Divisão, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e números simétricos são alguns dos conteúdos abordado. “O conteúdo desenvolvido é o que estou aprendendo no 7º ano”, explicou CatMat. “Após selecionar o assunto, estudo, escolho como quero que seja abordado o tema no canal, e em família (pais e irmão) desenvolvemos o roteiro”. CatMat temo auxílio de sua mãe em todo o processo como explicaremos adiante.

View this post on Instagram

Vídeo novo no canal!! Corre lá!

A post shared by CatMat Matemática (@catmat.matematica) on

O apoio da mãe, pai e irmão

A paixão pelos números vem de família, Evelise Xavier, mãe de CatMat, é contadora e também fã de números. Em conversa, ela aproveitou para esclarecer que CatMat é uma criança como qualquer outra. “A Catarina sempre foi muito criativa, observadora e carismática, gosta muito de brincar e ter amigos”.

O sucesso da pequena vem assustando um pouco a família lá das quebradas da zona leste de São Paulo, mas o orgulho é grande. “Essa exposição assusta um pouco, mas nós pais temos muito orgulho de ver todo empenho da nossa pequena para realização deste projeto”, disse a mãe. “O melhor é poder sentir a energia da família (pais, irmão e avós) fortalecendo o sonho da Catarina”.

CatMat já tentou ser youtuber outras duas vezes: com seis anos tentou mostrar seu dia a dia na plataforma do Youtube com vídeos gravados do celular da mãe e na segunda, três anos mais tarde, criou o canal Catarina Show também sobre curiosidades do seu dia a dia e brincadeiras. Com o apoio da mãe nas edições a terceira tentativa tem dado mais do que certo.

Estudo na pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus as aulas estão sendo a distância, CatMat contou como está sendo essa nova forma de aprendizado. “Estudar em casa é diferente, me sinto solitária porque fico longe dos professores e dos colegas”. Ela agradeceu o empenho de todos. “Mas reconheço a dedicação da escola e dos meus professores para manter as atividades em dia, então me esforço para aproveitar”

Por fim, CatMat e a mãe mandaram um recadinho para quem tem um sonho. Quer ser professor, artistas ou seja lá o que for? Não desista. “Nunca desistam dos seus sonhos, mesmo se te disserem não, acredite e NUNCA DESISTAM!!!”

Gostou da iniciativa de Catarina Xavier, a mais jovem professora do Youtube? Então vamos juntos ajuda-lá a crescer esse trabalho de muita disposição apresentando para os amigos, filhos e toda rapaziada que precisa aprender um pouco de matemática.

Acompanhe CatMat nas redes sociais: Instagram // Youtube

Tags relacionadas:

Histórias que inspiram

Matérias

Educação