5 músicas pra entender o Funk Capixaba

5 músicas pra entender o Funk Capixaba

No fim do ano passado, o Portal KondZilla contou para você sobre a nova cara do funk do Espírito Santo. Encabeçados pelo DJ Jean du PCB, os artistas capixabas lançaram a moda do “beat fino”, um som “hiperagudo” que era diferente dos demais funks produzido pelo Brasil. Meses depois, o beat fino continua forte, mas os MCs capixabas passaram a pensar em outras sonoridades e até se mudaram do estado para tentar a sorte em São Paulo. Escolhemos cinco músicas para mostrar a quantas anda o funk do Espírito Santo.

MC Neguinho do ITR – Forte Pra Dar Sorte (DJ KR3)

https://www.youtube.com/watch?v=2qdaHCUNWy0

Atualmente o Neguinho do ITR é o principal MC capixaba do movimento funk. Sua música “Popotão Grandão” começou a aparecer em montagens de DJs cariocas e depois ganhou um clipe aqui na KondZilla que já passa das 88 milhões de visualizações. Agora o artista mora em São Paulo e investiu numa nova sonoridade, tendo “Forte Pra Dar Sorte”, com o MC Digu, como carro-chefe dessa nova fase.

MC Pedrin do Engenha e MC Tavinho – Quem Não Faz Acontecer (DJ KR3)

O Pedrin do Engenha engatilhou uma sequência de trabalhos com o DJ paulista KR3. Sua voz rasgada (que lembra falecido MC G3) comanda “Vem Cá Thainá”, “Quem Não Faz Acontecer”, em parceria com o MC Tavinho e o medley “Tapeando no Bailão”, com o Neguinho do ITR.

MC Theuzyn e MC Denny – Maria Paredão (DJ Felipe Único)

Produzida pelo DJ Felipe Único, “Maria Paredão” foi o som que botou o nome do MC Theuzyn na rua – infelizmente por conta de direitos autorais, o 1º vídeo saiu do ar com mais de 1 milhão de visualizações (este da matéria é um segundo upload e contém menos visualizações). A música fez barulho até em João Pessoa, na Paraíba, onde foi regravada pelo cantor Romário Paredão. E a nova música do cara, já viralizou graças ao vídeo de um mina dançando a música, além do belo trabalho que Felipe Único vem fazendo a tempos – os trabalhos do capixaba foram um dos pilares para expandir o funk de Vitória para o Brasil todo.

MC Rodrigo do CN – A Gente Fuma e Transa (DJ Jean du PCB)

Ainda que outras tendências tenham se destacado, o Espírito Santo ainda é a terra do beat fino. E falar em beat fino é falar em Jean du PCB, o produtor que popularizou o estilo e que comanda a produtora Diretoria 027, núcleo dos principais artistas do estado. “A Gente Fuma e Transa” é mais uma parceria certeira com o MC Rodrigo do CN, que havia se destacado no ano passado com as chicletes “Antigamente Era Jorge & Mateus” e “Você Não Colabora” — ambas regravadas com o Dennis DJ e esta última remixada pelo DJ Lindão.

MC Gnomo e DJ GG – Bumbum Trem Bala

A dupla Gnomo e GG é o expoente da vertente funk pop no Espírito Santo. Lançada nos últimos dias do ano passado com clipe aqui na KondZilla, “Bumbum Trem Bala” mistura elementos do beat fininho com reggaeton e permanece como atual música de trabalho dos caras.

Leia também:
No Espírito Santo, o beat é fino e o funk é forte
É rap ou é funk? É WC no Beat com o álbum 18K
A nova geração de DJs e produtores cariocas

Tags relacionadas:

Funk