Notícias

Jovem cria petição online pra criação de mais vagas de jovens aprendizes

16.07.2020 | Por: Gabriela Ferreira

Sabemos que a pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas perdessem o emprego e dificultou ainda mais para aquelas que precisam adentrar no mercado de trabalho. Para tentar combater essa situação, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) criou uma proposta para o Governo Federal, pedindo a criação de pelo menos 400 mil vagas de aprendizagem ao redor do Brasil.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil (Caged), em 2019, foram 449.509 aprendizes admitidos e de acordo com Carolina Rosa, supervisora do setor de Inteligência do CIEE, os aprendizes representam ⅓ do mercado.

Por causa da pandemia, esse número mudou. De acordo com o CIEE, em março o número era de 81.929 aprendizes e agora, em julho, o número caiu pra 69.902, o que representa mais de 15 mil aprendizes que foram desligados ou tiveram seus contratos vencidos. Só entre o período de janeiro a março de 2019, foram mais de 133 mil aprendizes contratados, olhando pra março de 2020, só quase 82 mil. Podemos ver que o número caiu e desse número, já menor do que o ano anterior, muitos ainda foram desligados.

O contrato de aprendiz tem duração máxima de dois anos e custa às empresas cerca de R$ 30 mil no total. Pra reverter esse quadro com menos aprendizes, a proposta do CIEE pede que o governo federal ajude a pagar o custo de manter esses jovens com 50%. Assim, seria possível criar mais oportunidades para os jovens ingressarem o mercado no pós-pandemia. Para a criação de 400 mil vagas de aprendiz, seria necessário somente 0,5% do orçamento destinado ao combate ao novo coronavírus.

Pra ajudar que a proposta vá pra frente, uma aprendiz do programa criou uma petição online, que precisa de 400 mil assinaturas, pedindo pro Governo Federal destine verba pra criação destas vagas.

O que é CIEE

O Centro Integração Empresa-Escola, mais conhecido como CIEE, é uma associação que através de programas, possibilita a entrada de jovens no mercado de trabalho com estágios e cursos preparatórios.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA