Educação

Governo de São Paulo planeja volta às aulas presenciais em setembro

24.06.2020 | Por: Redação

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24), o plano de retomada das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro. Chega mais pra entender.

A proposta é que todas as cidades paulistanas retomem as aulas presenciais na mesma data e a previsão do governo é que no começo de setembro o estado inteiro já esteja na fase amarela de flexibilização, há pelo menos um mês. O plano envolve todo o sistema estudantil de São Paulo, do infantil até o ensino superior.

Segundo o governador de São Paulo João Doria (PSDB), o plano de retomada inclui protocolos de distanciamento social, monitoramento da saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes das escolas.

A primeira etapa da retomada das aulas presenciais consiste no retorno de apenas 35% dos alunos pra garantir um espaço de 1.5m de distância. Em alguns casos não será possível essa regra, por exemplo no ensino infantil com bebês e crianças pequenas.

Já a segunda etapa prevê 70% dos alunos estudando de maneira presencial, porém, pra que ela entre em ação, pelo menos 60% dos departamentos de saúde (hospitais, postos de saúde, etc) de São Paulo devem estar na fase verde, permitindo assim uma flexibilização maior.

O terceiro e último passo do plano de retomada prevê a volta de 100% dos alunos, mas assim como na segunda fase, ela depende do estado dos departamentos de saúde e só vai entrar em prática caso 80% dos departamentos já estejam na fase verde.

No estado de São Paulo, as aulas estão suspensas desde o dia 16 de março deste ano, quando vários setores da sociedade começaram a fechar para aderir ao isolamento social.

Apesar de ter uma previsão para a volta às aulas, os próximos passos da retomada não tem data porque elas dependem de como a pandemia vai estar controlada. O Brasil já passou dos 1 milhão de casos do novo coronavírus e mais de 50 mil pessoas já morreram.

Leia o plano de retomada na íntegra.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA