Esporte

Funk e futebol andam juntos? Se liga nas músicas que citam times e jogadores de futebol

24.10.2022 | Por: Karine Ferreira

Se o funk e o futebol possuem a mesma nascente – a quebrada – então é claro que sempre haverá um momento em que os heróis da favela se trombarão no caminho, um desses momentos é quando os clubes de futebol e os jogadores invadem as letras dos MC’s, normalmente por ser o time do coração dos cantores ou por ser uma ótima referência para a composição.

Selecionamos aqui algumas músicas de MC’s que citam times de futebol ou jogadores, tem até clube internacional na lista, se liga:

Manto do Timão – MC Hariel, MC Ryan SP e MC Kevin

Que o Hariel é corinthiano demais, isso todo mundo já sabe, o MC deixa sempre muito claro qual é o seu time do coração. O clube é citado em várias músicas do artista, além do cantor ser sempre incluído em eventos do Corinthians ou da própria torcida. Em ‘Manto do Timão’, Hariel aparece ao lado de outro corinthiano nato, o MC Ryan SP e também junto a MC Kevin, que ao contrário dos dois MC’s, é muito santista, mas fez questão de estar presente no hit.

Além desse som, Hariel também cita o clube em Cartel do 900, Set MK 2, Profecia em parceria com Lauana Prado e com certeza ainda vem mais por aí.

Camisa do Neymar – MC Cebezinho, MC Ryan SP, MC Neguinho do Kaxeta, MC Leozinho ZS, MC PP da VS e Salvador da Rima

O atleta que é muito amigo de vários MC’s do funk, também é referência pra galera da quebrada. Em ‘Camisa do Neymar, a letra fala sobre ter o pique de jogador que o atleta tem. Na periferia, além do funk, a camisa do atacante do Paris Saint Germain (PSG) também é vista como uma peça de ostentação. Camisa de time é referência de moda na quebrada.

Camisa do Flamengo – MC Meno K

“No veneno, com o cabelinho na régua e a camisa do Flamengo”, a música do MC Meno K foi hit ano passado e é apenas uma das várias músicas que citam o clube rubro-negro carioca. Além dessa, o artista também gravou a música em uma outra versão, a qual cita o Grêmio. 

Seleção do Flamengo – MC Poze do Rodo e FP do Trem Bala

Se for para falar do Flamengo e não citar o MC Poze do Rodo, é uma missão quase que impossível, o cantor fanático pelo clube já acumula diversos hits qual cita o famoso Mengão. Em um dos recentes clipes do cantor, chega até a aparecer uma réplica da Taça da Libertadores de 2019, campeonato no qual o time carioca foi campeão.

Ela Posta – MC Kevin e MC GP

No hit gravado com a camisa do Santos, a dupla de MC’s cita o time da Baixada e deixa claro que se a gata for santista, o momento fica melhor ainda. Além do amor pelo time, MC Kevin já chegou a jogar no Fut7 do Santos quando era mais jovem, antes de ser cantor, o sonho do artista era ser jogador de futebol. Kevin também é muito querido pelo time, recebendo sempre homenagens pelo clube.

Tricolor Tri Mundial – MC Davi

Em um projeto de 2021, rolou uma colaboração com os Desimpedidos que rendeu vários hits citando clubes de futebol brasileiro, um deles foi ‘Tricolor Tri Mundial’ do MC Davi, no som o cantor aproveita o sucesso ‘Vínculo Nenhum’ e fala sobre o São Paulo Futebol Clube e seus títulos, o artista mostrou mesmo que é Trikas.

Iluminado “Antony” – MC Bruninho da Praia

Feita especialmente para Antony, que atualmente joga pelo Manchester United, a música fala sobre a história do atleta, que saiu direto de Osasco para conquistar o mundo. O clipe ainda conta com a participação do jogador e momentos importantes e marcantes de sua carreira, mostrando cenas dele jogando pelo São Paulo, pelo Ajax, pela seleção brasileira e pelo seu atual clube inglês.

Camisa do PSG – MC Rick

Na letra o Rick já deixa bem claro que a camisa do PSG é para dar o estilo de jogadora cara. Já ficou bem claro no funk que quando se trata do Paris Saint Germain e seus atletas, pode ter certeza que a referência é boa e a marra está presente.

País do Futebol – MC Guimê e Emicida

Tocou Neymar é gol? Lá em 2013, o MC Guimê já mostrava que o funk e o futebol andavam lado a lado e que nosso camisa 10 da seleção brasileira unia o futebol, a quebrada, o funk e o rap. Guimê e Emicida protagonizaram uma das melhores união que poderiam existir entre os dois estilos musicais que fortalecem a quebrada e brilham tanto quanto o futebol.

A relação entre o funk e o futebol pode ser observada mais de perto em Funkbol, nova série documental da Paramount+, produzida pelo VIS, divisão internacional de estúdios da Paramount, em parceria com a Adventures Studios e KondZilla e com apoio da CBF, que estreou dia 10/10.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers