Comportamento

Explicando em detalhes: Dia da Visibilidade Trans

29.01.2021 | Por: Redação

O dia 29 de janeiro é marcado como o Dia da Visibilidade Trans. Você sabe o que isso significa? A gente te explica! Essa data visa promover o debate sobre a situação das pessoas trans. Por causa do preconceito da sociedade, as pessoas trans vivem menos e têm bem menos oportunidade para estudar e para trabalhos. Vem que a gente te ajuda a entender mais sobre o assunto!

Para começar a falar sobre o assunto, é importante começar pelo básico: Uma pessoa cisgênero é aquela pessoa que se identifica com seu gênero, ou seja, um homem que se identifica com o gênero masculino. Uma pessoa transgênero não se identifica com o gênero, tipo uma pessoa que nasceu mulher, mas se identifica com o gênero masculino. Já a pessoa transexual não se identifica com o órgão sexual que ela nasceu, como uma pessoa que nasceu com o órgão sexual feminino e se identifica com o órgão masculino.  A travesti é uma mulher que não se incomoda de ter nascido com o órgão sexual trocado. 

Assim como as outras pessoas que fogem do padrão cisgênero e branco, essas pessoas, que integram o movimento LGBTQI, sofrem preconceito e o preconceito as afasta do estudo e do mercado de trabalho. Até hoje, 90% da população trans vê a prostituição como forma de renda. 

Além da exclusão que as pessoas trans sofrem, também existe a violência física, que é extremamente grave e alarmante. Segundo o Observatório de Assassinatos Trans, em 2020, o Brasil foi pelo 12º ano consecutivo, o país que mais matou trans no mundo, com 124 assassinatos entre janeiro e setembro. No total, foram 175 assassinatos, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais. 

Por causa de todas as violências, as pessoas trans têm uma expectativa de vida muito baixa. Enquanto pessoas cis vivem em média ate 76 anos, a expectativa de vida dos trans é 26 anos. Também é por isso que existe o dia da Visibilidade Trans, para que tudo isso seja falado e exposto, em busca de melhorias.

Nós todos podemos ajudar essa situação aprendendo mais sobre o assunto, espalhando informação, dando oportunidades para as pessoas trans e dando aquele toque nos amigos e familiares que fazem comentários preconceituosos. Vamos juntos?

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA