Enem 2019: Como pedir a isenção de taxa do exame
Atenção, atenção vestibulando. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira o período pra você pedir isenção na taxa de inscrição do Enem 2019 e você tem até o dia 10 de abril, quarta-feira que vem, pra fazer isso. Se liga que o Portal KondZilla te dá todos os toques para conseguir a isenção.
Primeiro de tudo, basta acessar o site oficial do Enem. Lá, você clica em isenção de taxa e segue tudo que for indicado, depois de responder os questionários, você vai criar a sua senha, que com ela, você vai poder acompanhar todo o desenrolar do Enem. É muito importante que você preste muita atenção em tudo porque quando você confirmar as informações, não dá mais pra mudar.
- Quem pode pedir isenção?
– Estudantes que vão terminar o Ensino Médio em escola pública em 2019. (O sistema do INEP puxa os dados de inscrição e ao constar que a pessoa se encaixa nesse quesito, libera a isenção automaticamente).
– Candidatos que cursaram o Ensino Médio completo em escola pública e puderem confirmar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
– Estudantes que cursaram o Ensino Médio completo em escola particular com bolsa integral e puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.– Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias com renda mensal de meio salário por pessoa.
– Candidatos inscritos no Cadastro Único que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal total seja de até três salários mínimos.
- E depois?
A data final pra pedir a isenção da taxa é o dia 10 de abril, e o resultado chega no dia 17 do mesmo mês. Vale lembrar que ter a isenção aprovada não significa que você está automaticamente inscrito no Enem, e assim como geral, tem que se inscrever no site entre os dias 6 e 17 de maio.
Outra coisa muito importante é que se você for isento, não comparecer no dias da prova (3 e 10 de novembro) e não justificar, no próximo Enem você não vai poder pedir a isenção. Ou seja, se você pediu isenção pro Enem do ano passado, não compareceu e não justificou, você tem até o dia 10 de abril pra justificar e pedir de novo a isenção.
Depois disso tudo, basta ficar bastante atento ao calendário oficial do Enem pra não perder nada.