Educação

ENCCEJA: parceria entre Kondzilla e Uniasselvi cria campanha de incentivo aos estudos

15.01.2021 | Por: Redação

O ano está só começando e já temos muitas novidades! A KondZilla e a Uniasselvi firmaram uma parceria pra te contar mais sobre o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que possibilita a retomada aos estudos. Esse projeto vem pra te incentivar a voltar a estudar e mudar de vida! Se liga que o Portal KondZilla te conta mais sobre esse projeto!

A parceria conta com dois vídeos que contam histórias de pessoas que, a partir do acesso à educação, transformaram suas trajetórias de vida: o Jonni Carbajal, de 50 anos, e a Cleia, 45. Os dois puderam tornar sonhos realidade e mais que isso, puderam fazer o mundão girar. Por isso, eles dois relatam a importância dos estudos pra você não moscar e ir atrás de um futuro melhor! O MC Kekel, que também não pôde concluir seus estudos por conta de demandas da sua família, é apoiador da campanha. 

“Não desista, nunca é tarde. Não importa qual idade tu tem, o padrão de vida que tu tem. A educação te proporciona uma vida melhor. Buscar conhecimento nunca é tarde, porque a gente só leva dessa vida duas coisas: o que a gente tem no coração e na nossa mente”, conta Jonni Carbajal, gestor e articulador pedagógico formado em História. 

Um dos caminhos para retomar os estudos é através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA. Aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova está com inscrições abertas até meia-noite do dia 22 de janeiro. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. Por conta da pandemia, a prova, que deveria ter sido aplicada no ano passado, está marcada para 25 de abril de 2021.

“Tudo é possível. Basta a gente acreditar, ter foco, estudar, estudar muito, mas não desistir dos sonhos. Meu sonho é levar música para as pessoas, para as crianças carentes, para quem não conhece música. Eu creio que através da Uniasselvi esse sonho possa se tornar realidade”, conta Cleia, estudante de Licenciatura em Música na Uniasselvi, que concluiu o ensino médio através do ENCCEJA e assim pode ingressar no ensino superior. 

Cursar uma universidade é um sonho que por vezes parece distante para muitas pessoas, mas como mostra Cleia e Jonni, esse sonho pode se tornar realidade. Acreditar no poder transformador da educação pode ser o primeiro passo para alçar vôos mais altos. O apoio da família, amigos e pessoas próximas é fundamental para fortalecer quem se lança ao desafio de concluir os estudos e todo apoio dessa rede faz muita diferença na trajetória de cada um. 

As inscrições para o ENCCEJA e mais informações sobre o exame podem ser encontradas no site: enccejanacional.inep.gov.br/encceja

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA