Notícias

“Ei, Siri, tô tomando um enquadro”, saiba mais sobre o atalho para Iphone criado por Bruno Dombidau

27.04.2021 | Por: Wenderson França

Muito se fala sobre as abordagens policiais, principalmente dentro das favelas e quando quem está na parede são jovens periféricos. Na última semana, uma publicação onde Bruno Dombidau, Engenheiro de Software, disponibilizou um atalho para Iphone chamado “‘Ei, Siri, tô tomando um enquadro“, viralizou na plataforma do Instagram e logo os usuários passaram a comemorar isso como uma opção de segurança para sociedade, em especial os quebrada. Quer saber mais sobre e ainda e aprender como utilizar o atalho? Cola com o Portal KondZilla

O atalho foi desenvolvido por Bruno Dombidau, inspirado em um artigo publicado no site Business Insider, onde a autora cita a nova ferramenta da apple Shortcuts, fala sobre uma rotina automatizada, feita com base nessa ferramenta, que por vez tem sido utilizada por norte-americanos para registrar interações com a polícia no trânsito de veículos chamada de “Polícia” ou “Estou sendo parado”.  

Trazendo para realidade do Brasil, o engenheiro de Software, então transformou a ferramenta no chamado “Ei, Siri, tô tomando um enquadro”. Ele explicou de onde surgiu a ideia: “Foi da necessidade de garantir mecanismos alternativos de segurança para a população diante da falta de confiança dos próprios cidadãos no Estado, que por vez deveria cumprir o papel de garantir o respeito às liberdades civis através dos direitos humanos e pelas garantias fundamentais”.

Bruno disse ainda que o atalho foi um meio de chamar a atenção das pessoas para novas tecnologias, que podem contribuir de diversas formas à favor da nossa sociedade. Caso você tenha um iphone e queira baixar o atalho é só clicar no link:  “O acesso à informação tecnológica é recurso fundamental para que se criem mecanismos que garantam direitos previstos em lei. Realmente um caminho para coibir demonstrações autoritárias, por parte de qualquer instituição ou indivíduo”.

Como o Atalho “Ei Siri, tô tomando um enquadro” funciona:

– Diminui o brilho do seu iPhone para o mínimo

– Diminui o volume para zero

– Ativa o modo “Não Perturbe”

– Compartilha a sua localização com um contato de confiança

– Começa a gravar um vídeo automaticamente com a sua câmera frontal ou traseira

– Ao finalizar a gravação, envia uma cópia da interação para um email cadastrado e também dá a opção de subir o arquivo no iCloud.

Quanto ao apoio vindo de diversas frente da plataforma do Instagram foi sem dúvidas positivo para o trabalho realizado pelo Engenheiro de Software. Por um outro lado, o desenvolvedor se deparou com a insegurança sentida por jovens marginalizados: “Foi duro sentir a reafirmação de que infelizmente muitas pessoas ainda sofrem com a repressão. Mas no geral significa que existem pessoas interessadas em conhecer soluções inteligentes para lidar com problemas fundamentais do nosso convívio em sociedade”, disse Bruno Dombidau. 

Expandindo para Android e casos de assediou 

O feedback positivo por parte das pessoas que tiveram contato com o atalho levou o engenheiro a expandir ainda mais a ideia. Logo pretende iniciar um projeto sem fins lucrativos, visando aumentar a inclusão e o acesso a ferramentas como “Ei, Siri, tô tomando um enquadro” e aplicativos que abordam soluções para outros enfrentamentos de problemas sociais como o assédio. Mas para isso, se você é um profissional que faz parte desse universo e anima um projeto chame Bruno Dombidau no Instagram para auxiliá-lo. 

“É extremamente necessário envolver mulheres nesse planejamento e, pensando nisso, já estou em contato com um laboratório de produção, pesquisa e criação de conteúdo, composto por 3 comunicadoras incríveis que toparam auxiliar na criação de um componente voltado ao combate à violência contra a mulher”.

Quanto a expandir o atalho para usuários que usam smartphones Android, infelizmente Bruno explicou que não é tão simples quanto parece e essa pode ser a primeira barreira do projeto. Mas o objetivo é fazer com que ferramentas como essa sejam acessíveis para todos. 
Acompanhe Bruno Dombidau no Instagram

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA