Educação SP lança projeto de combate à evasão escolar na rede estadual em parceria com a produtora KondZilla e criadores de conteúdo do TiKTok
A Secretaria Estadual da Educação lançou nesta quarta-feira (2) uma campanha de combate à evasão escolar e busca ativa entre os alunos da rede estadual em conjunto com a produtora KondZilla e criadores de conteúdo do TikTok – principal plataforma de vídeos curtos para dispositivos móveis do Brasil e do mundo.
“É fundamental que o jovem não desperdice a oportunidade de estudar, este é o momento se preparar para a construção de um futuro. Muitos jovens querem dar uma vida confortável aos pais, assim como eu, e só é possível fazer isso através da educação. Não tem outra maneira”, afirma o produtor Konrad Dantas, criador da KondZilla, durante o lançamento da campanha, em São Paulo.
Rossieli Soares, secretário da Educação de São Paulo, reiterou a importância da parceria: “O Kond [Konrad Dantas] se transformou numa grande produtora e comunicadora que chega no jovem em um linguajar que muitas vezes nós não conseguimos. Queremos ter uma forma de comunicação para ter essa construção de algo que seja mais perene. Todos remando juntos pela da educação. Além disso, queremos incentivar a entrega de atividades dos alunos, e a campanha seguirá constante durante o mês de dezembro”.
Na campanha, seis criadores utilizarão o tikTok para falar sobre as potencialidades do Centro de Mídias SP, ensinam como os alunos podem entregar as atividades, e reforçam a importância de crianças e adolescentes continuarem os estudos e retomarem as atividades presenciais, obedecendo aos protocolos sanitários nas cidades onde isso é possível.
Entre os creators que fazem parte desta ação, estão: Esdras Saturnino, Michel Brito, Yasmin Brossi, Caio Pericinoto, Rayl Simon e Fernanda Evan.
Usando a linguagem própria dos vídeos do TikTok – autêntica, alegre e divertida, os conteúdos dos influenciadores levarão uma mensagem informativa e educativa para os jovens da rede estadual de ensino. A ação é uma forma de engajá-los na educação neste ano marcado pela pandemia do coronavírus e protocolos de segurança necessários, como o distanciamento social.
Mais sobre o Centro de Mídias
O CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) foi inaugurado em abril para garantir que os alunos pudessem continuar a acompanhar as aulas, mesmo com a suspensão das atividades presenciais.
Ele reúne dois aplicativos, um para alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e outro para anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens Adultos), e mais dois canais abertos de TV.
Há conteúdos de todas as disciplinas e destinados aos alunos de todos os ciclos de ensino matriculados na rede estadual. Pelos apps, os alunos podem acompanhar aulas ao vivo e interagir com os professores e colegas.