Sem categoria

Documentários sobre funk para você assistir e aprender mais sobre o gênero

05.02.2021 | Por: Karolyn Andrade

Fãs de música adoram assistir conteúdos mais profundos sobre os movimentos musicais, sejam eles especialistas falando sobre o tema, artistas contando histórias ou documentários, que são muito relevantes pra cena e trazem muito conhecimento. Lógico que o funk não passa despercebido e renderia diversos conteúdos cinematográficos, para você que gosta de saber bastidores, informações técnicas, só colar que a gente preparou uma lista, para você!

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher de 2020, o Canal BIS lançou o documentário “Princesas do Funk“, escrito e dirigido por Sabatinelli, que mostra a relação de um dos gêneros musicais mais populares do país com o empoderamento feminino. O doc, traz grandes nomes como: Anitta; MC Rebecca; Pocah; Tati Zaqui e Kelly Key

Uma das maiores plataformas de streaming musical, o Spotify, não ficaria de fora do aprofundamento de conteúdos, pensando nisso a marca lançou algumas séries documentais sobre os maiores gêneros atuais: o brega-funk é um dos subgêneros que mais se destacou nos últimos anos. Quem participa do projeto são os artistas Dadá Boladão, Shevchenko & Elloco, MC Lomas e as Gêmeas Lacração, MC Troia, A Tropa, MC Lia e Magnatas do Passinho para mostrar as origens e evolução do brega funk.

Em 2018, o país se apaixonava cada vez mais pelo 150 BPM, a revista VICE produziu um documentário sobre a caminhada e o futuro do gênero. Com participação do DJ Polyvox, Rennan da Penha, Iasmin Turbininha, MC Rebecca, Kevin o Chris e DJ Brunno contam sobre as origens do ritmo, além de revelar os bastidores. 

O mundo precisou se adaptar por causa da pandemia causada pelo coronavírus,os trabalhos mudaram e no cenário musical também. Outro documentário que chega na lista leva o título de “Na Batida da Pandemia – Como o funk paulista reagiu ao coronavírus”, dirigido e roteirizado Wenderson França, e mostra Konrad Dantas, fundador da KondZilla, Jottapê, ator da série “Sintonia”, Lucas Alves, dançarino do grupo NGKS e outras pessoas  que atuam indústria funkeira, para debater todos os lados.

Para finalizar a lista, que tal um filme? Um dos mais premiados, “A Batalha do Passinho – O Filme” de 2012, do diretor Emílio Domingos, conta sobre o fenômeno surgido nas favelas cariocas, o passinho, que explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro.

Pra você que é fã de podcast, pode acompanhar o nosso “No Passinho do Funk”, parceria da KondZilla com o Spotify, que chama grandes nomes do movimento pra falar sobre passado, presente e futuro do gênero.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA