Matérias

Documentário fala sobre a relação de São Mateus com a música; saiba onde assistir

26.03.2021 | Por: Gabriela Ferreira

Está no ar o Festival Visões Periféricas, de forma online e gratuita. Na programação, você encontra filmes e documentários produzidos pela galera de quebrada. Hoje vamos te apresentar o “Cidade São Mateus”, um documentário que relata a história de três músicos crias do bairro da zona leste de São Paulo. Se liga!

Criado e dirigido por Gabriel César, o documentário fala sobre a importância da música em São Mateus, um dos bairros mais perigosos da capital paulistana. “A escolha do tema do documentário surgiu ao lado da produtora executiva, Isa Colombo, através de um Edital da SPCine, que iria contemplar filmes que exaltassem uma memória ou uma história sobre algum bairro de SP. Escolhemos falar sobre São Mateus, no qual eu nasci, cresci e vivo. E nessa vida, dentro de uma periferia, onde absolutamente tudo acontece, a música sempre se fez presente na minha caminhada. A música que nascia dentro de São Mateus sempre me encantou, as letras são carregadas de realidade e ao mesmo tempo exaltam o bairro e as histórias das pessoas que vivem ali”, explica o diretor.

Para tratar essa história, o projeto conta a trajetória de três músicos: Yvison Pessoa, Mr. Grande-E e Rodrigo Campos. Os três artistas se inspiram pela vida no bairro e o retratam em seus trabalhos.  “Os três artistas estão em caminhos distintos mas ao mesmo tempo paralelo, e tiveram uma grande influência na construção da autoestima do bairro, por meio das letras. E eu fui conhecendo o trabalho deles com o passar da vida e de vivências dentro do bairro, de forma natural, quando chegou a possibilidade de fazer um filme, não pensei duas vezes, fui atrás desses músicos que me influenciaram a ser quem sou hoje”, relata Gabriel sobre a escolha dos convidados.

Serviço:

“Cidade São Mateus” está participando da 14ª edição do Festival Visões Periféricas na categoria Competitiva – Fronteiras Imaginárias 2. O documentário está disponível na plataforma do Festival a partir desta sexta-feira, às 19h, até o dia 28 às 19h.

O filme será avaliado por um júri técnico e pelo público, que poderá votar on-line. Gostou do Cidade São Mateus? Não esqueça de votar! Saiba mais no site. Não se esqueça de seguir a página do trampo no Instagram.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA