Dicas pra ‘forgar’ nas praias nesse verão
O verão chegou, essa é a estação onde a galera prioriza curtir o litoral da melhor forma. Infelizmente, nem todas as praias estão com a qualidade da água boa, por isso, é importante saber a qualidade da praia que você vai. Para descobrir essa qualidade da água foi adotado o método da CETESB (Órgão Ambiental do Estado de São Paulo) e agora chega mais que o Portal KondZilla te conta quais praias são as melhores para ir nesse nesse verão.
Uma praia é considerada própria se não tiver registrado mais de 1.000 coliformes fecais para cada 100 ml de água na semana de análise. Ele também te indica qual a qualidade da água nas quatro medições anteriores, sendo assim o método para essa análise é rigoroso e deixa a galera atenta para decidir qual praia ir tirar aquele lazer. É válido ressaltar desde já que a classificação é dada como própria ou imprópria quando o assunto é tomar banho no mar, algumas praias infelizmente tem a água não recomendada para tomar banho mas ao redor é favorável para tomar um banho de sol, comer aquela porção e tirar aquele lazer. Sabendo disso, bora lá.
Praia em Ubatuba – Foto por: Reprodução // Prefeitura Ubatuba
Ubatuba lidera com a maioria das praias com situação boa, tendo casos isolados de ruim: Picinguaba, Rio Itamambuca e Itaguá. As mais conhecidas como Ilha Anchieta, Itamambuca, Lagoinha, Perequê e Praia Vermelha estão boas ou ótimas.
Ilha Porchat, em São Vicente – Foto por: Reprodução // Wikipikedia
Em São Vicente, a maioria possui estado de Ruim ou Péssimo. Se tua viagem for pra lá, evite o banho de mar.
Em São Sebastião, a situação está mais balanceada com uma parte das praias atingindo Regular e Boa, uma pequena parte está classificada como Ruim.
Praia de Santos – Foto por: Reprodução // G1
Em Santos, apenas a praia do Gonzaga tem situação Ruim, as demais, esta com a qualidade da água como Péssimo. Muito por conta do porto de Santos, as praias são mais pra petiscar e tomar uma bebida do que pra banho. Já na Praia Grande, a situação varia entre Regular e Ruim. Se você escolher a Canto do Forte ou Boqueirão, o lazer ta de boas.
Em Peruíbe, as praias estão com situação regular e alguns trechos Ruim. Mongaguá possui situação ruim ou regular. Ou seja, as duas estão com qualidades parecidas. Uma dica é: a classificação tem termos estranhos, quando você vê ‘regular’ ela ta boa pra uso sim. O problema é quando esta ruim ou péssimo (o que só não é recomendado o banho).
Foto por: Prefeitura de Itanhaém // Reprodução
Em Itanhaém, todas as praias estão com situação regular. Boa pra galera que costuma fazer um bate-volta. Ilha Comprida possui todas as praias com situação Boa. Não é um destino comum para todos e rende uma boa viagem.
Ilhabela possui 80% das praias com situação regular, tendo 3 casos de situação ruim, e a praia Sino e Curral com situação Boa.
Em Iguapé, que possui apenas a Praia Juréia, está com situação Boa.
Foto por: Prefeitura de Guarujá // Reprodução
No Guarujá, só a praia do Perequê que apresenta situação péssima. As demais, alternam entre regular e Boa – uma boa pedida pro verão.
Cubatão não chega a ter uma praia né, mas o Rio Perequê apresenta situação Regular.
Em Caraguatatuba, as praias apresentam boas condições, variando entre boa e regular. Apenas Cocanha, Indaiá, Mocooca e Prainha que estão com ruim.
Foto por: Prefeitura de Bertioga // Reprodução
Em Bertioga, 90% das praias estão com condições boas sendo apenas a Enseada com condição Regular.
Essa são algumas praias do litoral paulistano, então escolha qual fica mais acessível para você e sua galera, não se esqueça de ver qual é própria para banho de mar para não ficar apenas no banho de sol.