Arte e Cultura

Dia Internacional dos Povos Indígenas: conheça criadores de conteúdo do TikTok

09.08.2022 | Por: Karine Ferreira

Hoje, 9 de agosto, é Dia Internacional dos Povos Indígenas, para celebrar uma das datas mais importantes da cultura e que ajuda a valorizar e refletir sobre a urgência por direitos e garantias de condições dignas para os povos originários, o TikTok, plataforma que se tornou segura para que indígenas possam produzir conteúdo autêntico e que ressoam com a comunidade do aplicativo, separou perfis que abordam o assunto.

A hashtag #PovosIndigenas já conta com mais de 93 milhões de visualizações e a cada dia surgem mais criadores contando sobre a rotina na aldeia, tradições e as lutas que enfrentam, sendo uma ótima ferramenta para a comunidade se engajar e saber mais a respeito da cultura que faz parte do DNA do Brasil.

Na plataforma existem alguns perfis que mostram as festas tradicionais, encontro dos grandes líderes das aldeias, explicação das pinturas sagradas, histórias de terror, como é a escola e diversos outros temas para entender a rotina desse povo.

Confira alguns perfis:

Daldeia

(daldeiaoficial): criou intimidade com os seguidores e faz diversos vídeos sendo irônico nas respostas, também mostra a rotina da colheita de mandioca e os costumes de seu povo.

Thayna

(thaynaa_wapichana): mostra o dia a dia de uma indígena, compartilha em detalhes com os seguidores o Centro Makunauma, que é a área indígena em Roraima.

@thaynaa_wapichana

Parte 3 Do Centro Malocão Makunaima área indígena de roraima

♬ som original – Thayna

Tiago

(okaritiana): publica conteúdos sobre a cultura do seu povo, histórias de terror indígena e pinturas corporais. Além de fazer várias trends famosas do TikTok.

Wari’u

(cristianwariu): compartilha como é ser indígena na atualidade, traz engajamento sobre temas como o dia da sobrecarga da Terra, explicações sobre o motivo de o uso da palavra “índio” ser pejorativo e outros assuntos para as pessoas terem mais conhecimento sobre esses povos.

@cristianwariu

As pinturas indígenas tem um papel fundamental em expressar a conexão com o território e nossa intensa ligação com a natureza, por isso é tão importante zelar pela proteção do nosso meio ambiente para que essas pinturas NÃO virem representações do passado, mas sim que permaneçam manifestando o nosso cuidado com o futuro. #amazôniadepé #indigenas #pinturasindigenas #indigenasbrasil

♬ Aesthetic – Tollan Kim

Pataxó Xohãhi

(_g.u.e.d.e.z): tem um conteúdo variado que vai desde seguir as trends do momento no TikTok, até fazer brincadeira com o que as pessoas podem pensar de um indígena, além de mostrar algumas tradições de furar a boca e também o significado das pinturas dos Pataxós.

Wyrataimira

(wyrataimiraguajajara): é da terra indígena Araribóia, e mostra, por exemplo, o ritual de passagem menina-moça do povo Guajajara, ela ensinando as crianças a falarem a língua Guajajara e a preparação para o rito de passagem masculino.

Romanan

(romanawaiapi): tira as dúvidas dos seguidores com vídeos muitas vezes irônicos e divertidos, explicando sobre casamentos e rituais, também ensina a fazer a “tinta” de urucum e maquiagem indígena.

Oziel

(ozielticuna): é focado na cultura indígena e sobre os povos indígenas Ticuna, mostrando o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas e também as tradições do seu povo.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA