Música

“Dia do Nordestino”: veja alguns funkeiros que representam a cultura em músicas

08.10.2021 | Por: Redação

Se avexe não, que hoje é o dia mais arretado do ano! Nesta sexta-feira, 08 de outubro, é dia para celebrar toda a cultura do Nordeste. A data é uma grande homenagem aos nove diferentes estados. Cola no Portal KondZilla e pega a visão. 

No dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino. A data foi criada em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952. É uma grande homenagem aos nove diferentes estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A decisão não vale para o todo o país, mas acabou sendo adotada por vários estados, de forma informal. O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Ele é um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.

E para celebrar a data, o Portal KondZilla fez uma lista com os funkeiros que são nordestinos e trás a cultura do Nordeste para o resto do país em forma de música. Se liga só: 

Shevchenko e Elloco

Dada Boladão

Mc Tocha

MC Troia

DG e Batidão Stronda 

Mc Vertinho

Mc Bruninho

MC Loma e as Gêmeas lacração 

Dj Pernambuco

Mc 7kssio

Mc Mari 

Celebrar a cultura, história e existência do povo nordestino é importante para prestigiar essa região bastante heterogênea em sua dialética, culinária, costumes e jeito de ser.

A celebração comemora a existência dos mais de 56 milhões de habitantes da segunda região mais populosa do país como forma de reforçar o orgulho às raízes e afrontar a xenofobia. Ainda há quem tente diminuir o povo da região pelos sotaques, seca e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito.

Além do funk, as quebradas de São Paulo e Rio de Janeiro estão cheias de nordestinos, que migram para o sudeste em busca de uma vida melhor. Por isso, neste dia 08 de Outubro celebre o Orgulho de Ser Nordestino!

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA