Notícias

Deputado Federal apresenta projeto de lei para criação do Dia Nacional do Funk

24.06.2021 | Por: Redação

Para quem discrimina o funk, hora de engolir porque teremos um dia todo nosso sim! O Deputado Federal Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou um projeto de lei para a criação do Dia Nacional do Funk em 12 de julho. Cola no Portal KondZilla e pega a visão. 

O dia foi sugerido por funkeiros em uma audiência realizada na Câmara, em abril, porque é a data do Baile da Pesada, realizado em 1970 no Rio de Janeiro é considerado um marco do movimento no Brasil. 

A proposição foi criada em parceria com movimentos e coletivos culturais que recolheram assinaturas, com o objetivo de consolidar a importância do gênero no país.

Segundo Padilha, a criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para discutir políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer.

“A criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer”, afirma o político ao explicar o projeto de lei (PL) 2229/2021.

“Sabendo que o acesso à renda, ao lazer e a equipamentos de cultura são direitos negados às comunidades vulnerabilizadas por todo o país, a mobilização aqui apresentada pretende estabelecer uma data a fim de criar esse espaço de debate, fomentando a valorização da cultura popular”, continuou Padilha.

Konrad Dantas, criador da KondZilla, colou na audiência pelo Dia Nacional do Funk, e soltou informações importantíssimas! Dá uma olhada nesse trecho: 

Vale lembrar que o estado de São Paulo já tem um dia do funk que é celebrado em 7 de julho, em homenagem ao MC Daleste, que morreu neste dia, em 2013.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA