De Osasco pro mundo: MC Guimê conta sua história no Funkbol
Guilherme Aparecido Dantas, mundialmente conhecido como MC Guimê, nasceu e foi criado em Osasco, Zona Oeste de São Paulo. O artista começou no funk durante a adolescência, na época usava o tempo do caminho da escola pra compor as letras ou canetava no tempo que tinha entre as aulas. Além do funk, Guimê também curtia muito rap e sempre foi uma de suas referências.
“Começou por ser muito fã do funk e do rap e ver que era um sonho, talvez, me tornar um rapper ou MC de funk”, disse o MC.
Em determinado momento, MC Guimê largou o trampo em que recebia um salário mínimo e benefícios para focar diretamente no funk. Para conseguir sobreviver fazia os famoso “bicos”, um deles era o de promoter de eventos que foi onde conseguiu os primeiros minutos cantando nos palcos das festas que divulgava e chegou a ser dupla do MC Rodolfinho no começo de carreira.
As dificuldades financeiras o fez acreditar que não seria possível atingir seus objetivos, mas a persistência foi logo recompensada com um hit que é tocado até hoje – Tá Patrão, de 2011. O clipe da música foi uma das primeiras produções da KondZilla, desde o início dirigida por Konrad Dantas. “Tá Patrão” foi um verdadeiro sucesso com milhões de visualizações e revolucionou o funk ostentação com a estética dos clipes com carros, mulheres e bebidas, que permanecem até hoje no gênero.
Em 2014, junto com Emicida, soltou o seu maior sucesso “País do Futebol”. A música foi considerada pelo público o som da Copa do Mundo realizada aqui no Brasil. O hit de quase 100 milhões de views no YouTube demonstra o sonho do jovem de quebrada que veio do pouco, mas pode conquistar o mundo, como os cantores, jogadores de futebol e até atores de novela.
MC Guime também participa da série Funkbol, que retrata a estreita relação entre duas paixões brasileiras – bola e o microfone. Dividida em seis episódios, com participação de atletas e MCs que contam a história de sua trajetória, desafios, superações e como foi chegar até aqui.
E você, já assistiu? Aproveita que a Paramount+ está com os 7 primeiros dias grátis!