Educação

Coletivo Batekoo lança curso gratuito de “Músicas negras do Brasil” com aulas ministrada por Margareth Menezes e Fióti

12.05.2021 | Por: Wenderson França

Gosta de estudar música? Então, nada melhor do que aprender de forma totalmente gratuita e com nomes de peso do universo musical brasileiro. Pensando nisso, o coletivo Batekoo, está lançando neste mês de maio, o curso “Músicas Negras do Brasil” totalmente gratuito. O curso que busca ampliar o conhecimento sobre as práticas da música negra, está com inscrições abertas e as online terão início no próximo dia 17 de maio. Quer saber mais sobre e como se inscrever? Cola com o Portal KondZilla

Abordando a pluriversalidade sonora das produções de pessoas negras, serão discutidos diversificados gêneros musicais como: funk, samba, rap, jazz, samba, axé, hip-hop, soul e dentre outros que representam as perpectivas do negro na música. A iniciativa faz parte do projeto educacional da BATEKOO, a Escola B, frente de formação, comprometida com a promoção de ações educativo que colaboram com a expansão de conhecimentos nas áreas da música, dança, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, memória e patrimônio, tendo como foco culturas afro brasileiras e afro diaspóricas. 

A primeira aula do curso, “A produção musical negra na cena brasileira”, será ministrada por ninguém menos que a cantora baiana Margareth Menezes e Evandro Fióti. Logo em seguida, os encontros serão comandados por pesquisadores de música negra no Brasil e abordará temas como: funk em sua vertente artística e cultural; a comercialização de experiências musicais negras entre o século XIX e XX; a potencialidade educacional na cultura hip-hop desde o seu percurso inicial aos tempos atuais; e a importância da música enquanto experiência para as populações negras em seus aspectos políticos, sociais e comunicacionais.

Como se inscrever?

Para se inscrever e ter acesso ao curso de “Músicas negras do Brasil”, realizado pelo coletivo Batekoo, é só seguir o link. Quanto às aulas, elas serão transmitidas pelo Zoom e Youtube e acontecem do dia 18 de a 27 de maio de 2021. Lembrando que não precisa se preocupar, o curso é totalmente gratuito, mas fica ligeiro que as vagas são limitadas. 

Serviço

O quê: curso “Músicas Negras do Brasil”

Quando: de 18 de maio à 27 de maio de 2021

Onde: online através do Zoom e YouTube.

Quanto: gratuito

Inscrições: http://bit.ly/BTKforms 

Programação:

Aula Inaugural – 17/05/2021 – Margareth Menezes e Evandro Fióti

A produção musical negra na cena brasileira

Aula I – 18/05/2021 – Luciana Xavier

Diálogos do samba e música popular negra brasileira: novas representações culturais da negritude no espaço urbano

Aula II – 19/05/2021 – Samuel Lima

Os condenados da festa: Frantz Fanon, descolonização e o funk do Brasil

Aula III – 19/05/2021 – Marcos Santos

A música como negócio: notas sobre a comercialização de experiências musicais negras entre o século XIX e XX

Aula IV – 25/05/2021 – Juliana Bragança 

“Ao som do 150”: o movimento funk entre glamourização e criminalização

Aula V – 26/05/2021 – Rafael de Queiroz

“Quente feito funk, Grande que nem África” – A música preta brasileira nas encruzilhadas afrossônicas do Atlântico Negro

Aula VI – 27/05/2021 – Djenane Vieira

Música, Educação e Cultura Hip Hop: Processos educativos e cultura afro diaspórica

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA