Campanha do Outubro Rosa pode virar lei no Brasil
No mês de outubro, o mundo é pintado de rosa. A campanha de conscientização pelo câncer de mama é destacada em diversos países, incluindo o Brasil. No entanto, essas campanhas são feitas de forma independente. Para que elas aconteçam regularmente todo ano, um projeto de lei está em tramitação no Senado Federal. O Portal KondZilla te explica um pouco o que é essa lei e porque ela é tão importante.
O Outubro Rosa consiste numa campanha de prevenção ao câncer de mama que, segundo estimativas, mata mais de 400 mil mulheres pelo mundo. No Brasil, durante todo o mês de outubro o Instituto Nacional de Câncer (INCA) reforça a importância da prevenção e do diagnóstico rápido da doença. É sempre bom lembrar que o SUS oferece tratamento gratuito a mulheres com câncer de mama.
Mesmo sendo uma campanha muito importante, o Outubro Rosa não é uma lei federal. Isso quer dizer que não há uma obrigação do poder público de fazer uma campanha efetiva. Com isso, alguns estados ou municípios acabam não dando a atenção devida à questão ou focam em questões diferentes, o que também acaba confundindo a população sobre o que se trata a campanha.
Até por conta disso, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) e o deputado Jorge Silva (PROS-ES) propuseram um projeto de lei para que se crie um calendário de eventos para o Outubro Rosa, deixando o Estado responsável por essa tarefa. O projeto já está em tramitação no Senado, faltando apenas ser votada pelo plenário da casa. A relatora do projeto do Senado, Marta Suplicy (MDB-SP), explicou a importância da lei.
“Essas informações evidenciam a importância da medida de prevenção do câncer e do rastreamento para o seu diagnóstico precoce, ocasião que o tratamento é mais eficaz em reduzir a morbidade e a mortalidade sobre o câncer, bem como sobre as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença”, explicou a senadora, em entrevista à Rádio Senado.
A campanha Outubro Rosa é fundamental para conscientização e prevenção do câncer de mama. Com campanhas organizadas pelo poder público, a população pode ter uma noção melhor dessa importância e saber quem procurar na hora que mais precisar.
Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube