Bill Russell: NBA aposenta camisa 6 em homenagem ao pivô
Para quem ama o mundo do basquete e acompanha a NBA, já entende que alguns times da liga costumam aposentar camisas após um jogador fazer história com o número dela, sendo essa uma forma de homenagear a trajetória daquele jogador em determinado time.
Foi assim com a camisa 23 do Chicago Bulls, usada pela lenda Michael Jordan, também como foi com o Los Angeles Lakers, que aposentou as camisas 8 e 24, ambas porque foram usadas pelo eterno Kobe Bryant, como foi no Sixers, que aposentou a número 3, devido ao armador Allen Iverson e como ainda é em vários outros times.
São inúmeras as camisas aposentadas na NBA, mas com Bill Russel foi diferente, pela primeira vez em 76 anos na história da liga, uma camisa foi aposentada em todas as franquias e não somente por uma. Para o Comissário da NBA, Adam Silver, o jogador Bill Russell que faleceu aos 88 anos, dia 31 de julho deste ano, deve ser homenageado de uma forma única e histórica, tornando-o inesquecível para a memória da liga e do esporte.
O jogador que possui 11 anéis, sendo atualmente o atleta com mais conquistas da NBA, fez história além das quadras, Russell foi um ativista nas causas dos direitos civis na liga, sendo o responsável por abrir portas para outros jogadores negros como grandes estrelas na liga.
Para a diretora executiva da associação dos jogadores da NBA, Tamika Tremaglio, Bill Russel moldou gerações. “As ações de Bill dentro e fora de quadra, durante a vida dele, ajudaram a moldar gerações de jogadores para o melhor e, por isso, somos eternamente gratos. Nós estamos orgulhosos de continuar a celebrar a vida e o legado dele ao lado da liga”, contou.
Com a aposentadoria da camisa 6 na liga, alguns jogadores terão que trocar o número na próxima temporada, como Kristaps Porzings, DeAndre Jordan, Alex Caruso e LeBron James.