Barragem se rompe e causa desastre em Brumadinho, Minas Gerais

Notícias 3 semanas atrás

Aconteceu na sexta-feira, dia 25 de janeiro, um desastre na região de Brumadinho, Minas Gerais. Uma barragem de contenção de lama, da mineradora Vale, rompeu e liberou lama por toda a região de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. O mar de lama atingiu casas, empresas e pessoas, deixando pelo menos 9 mortos e mais de 300 pessoas desaparecidas. O desastre acontece 3 anos depois de outro mar de lama na região mineira, em Mariana.

Por volta das 13:00 horas da sexta-feira, uma barragem que continha lama se rompeu, levando rejeitos para toda a região. A lama atingiu tanto os funcionários da Vale como a população. Bombeiros sobrevoaram a região para resgatar pessoas e terem a noção do acidente. O G1 fez um gif para mostrar a proporção do desastre.

Segundo Agência Nacional de Águas (ANA), essa onda de rejeitos deve ser contida na barragem da usina de hidrelétrica Feito Baixo, localizada a 220 quilômetros do rompimento. A agência informou também que está monitorando a situação para não haver falta de água para a população mineira.

O presidente Jair Bolsonaro soltou uma nota no Twitter sobre o acidente, lamentando o ocorrido. Ele também solicitou o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas, Secretário Nacional de Defesa Civil e o Ministro do Meio Ambiente para a região. O governo estadual de Minas Gerais, montou uma força tarefa para acompanhar de perto as ações da empresa e dos resgates.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, criou uma campanha para arrecadar doações. Para quem puder ajudar, segue as informações:

As doações podem ser entregues (todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 18h) no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política:
Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha | (31) 3423-2187
Para a população de Brumadinho as doações podem ser entregues na Paróquia São Sebastião

Também é possível doar pela conta:
Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Banco do Brasil
Agência – 3494-0
Conta Corrente: 26227-7

CNPJ : 17.505.249/0280-80

Autor:
Redação

Comentários