Comportamento

Barbeiro Rafa Mattos chama atenção com o novo corte “RTFUTURO”

18.01.2021 | Por: Karolyn Andrade

Que corte de cabelo e moda são temas sagrados para os crias, a gente já sabe. No último mês, um vídeo de um novo corte viralizou nas redes sociais, despertando curiosidade sobre o autor: o barbeiro Rafa Mattos, de 36 anos. Cria da Brasilândia, ele possui mais de 270 mil seguidores no Instagram, rede em que ele divulga o trampo. Chega mais no Portal KondZilla que batemos um papo para sacar a história do brabo que participou do Shark Tank e Barber Champion Brasil. 

Com pouco mais de 20 anos de história como barbeiro, Rafa nasceu e cresceu na Vila Brasilândia, norte de São Paulo. Para praticar, ele cortava o cabelo dos amigos de graça. Hoje, ele faz grandes coisas como ministrar seminários internacionais, ações sociais na quebrada, já participou de Reality Shows e continua mandando muito nos cortes.

“Comecei a cortar cabelo há uns 20 anos. Eu falava pros amigos da minha infância levarem gilete e 50 centavos pra eu cortar o cabelo deles. Assim eu juntava dinheiro pra comprar gel, capa de corte, essas coisas. Muitos não acreditavam no começo e eu tinha que fazer de graça para ir me aperfeiçoando”, relembra o barbeiro. 

Uma das coisas que motiva o profissional é mostrar o que a quebrada é capaz. “O trabalho que venho fazendo na periferia, acredito que o mérito também seja de alguns movimentos sociais, trabalhos sociais que fazemos formando não só barbeiros mas pessoas de bem. Estamos colocando o nome da Brasilândia em destaque, tirando o estereótipo. Tenho esse grande compromisso de deixar uma boa história”, afirma o artista. 

Rafa se dedica em repassar o conhecimento para outras pessoas, já realizou seminários fora do país. Quando a pandemia começou, ele já tinha quatro datas de workshop na gringa que precisaram ser adiadas. Suas turmas em São Paulo já receberam alunos de outras nacionalidades como da Patagônia, Colômbia, Uruguai, e outros países. “Tudo isso foi conquistado através do trabalho da barbearia e com aquele nosso jeitinho brasileiro de se comunicar com o mundo através do corte, das cores e dos detalhes de cada penteado”, relata.

A importância da autoestima está sendo discutida há uma cota dentro das quebradas. Se sentir bem consigo mesmo é fundamental para o desenvolvimento, e Rafa acredita que os barbeiros possuem o mesmo poder que grandes marcas: “Hoje eu entendo que a gente possui um grande poder igual das marcas, como a Nike e Lacoste. Nós temos esse poder de fazer o cliente se sentir importante, diferenciado, e o melhor: e sem ter que gastar tanto. Às vezes o cara tem que comprar um tênis de R $1.000 a R$3.000 para ser diferenciado para alguma ocasião, seja uma festa ou evento profissional”. 

Recentemente, o corte intitulado RTFUTURO fez um enorme barulho nas redes sociais, sendo compartilhado milhares de vezes e chegando em grandes páginas gringas. “Eu venho focando no lance das cores. A gente trabalha com corte artístico, com penteados modelados e avançados, a gente se comunica com as pessoas através das cores, estilizando a galera”, afirma sobre o trabalho que está sendo feito em sua barbearia.

Sobre o vídeo viral, o barbeiro relata que foi uma parceria: “O RTFUTURO realizei com um brother. Ele se sentiu muito grato com a ajuda dada e me fez o trabalho gráfico para poder retribuir o que havia feito. Então bombou e foi compartilhado aproximadamente 10 milhões de vezes”. A ambição dele agora é passar aquele efeito do vídeo para a realidade. “Estou procurando uma forma de trazer isso para a vida real. Quero criar essa ferramenta palpável para fazer o resultado do corte ser aquele da edição de computador”. 

Com planos parados devido a pandemia mundial, a meta dele é dar continuidade no investimento financeiro que conseguiu no programa Shark Tank Brasil. Mesmo com tudo parado, Rafa tem muito orgulho da onde chegou e quer ir além: “O que mais me orgulha é ser da periferia, ser preto, de origem humilde e mesmo com pouco recurso financeiro, consegui ser reconhecido pelo meu trabalho e bom coração”, conclui.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA