Comportamento

Aprenda a fazer uma máscara caseira de proteção ao coronavírus

06.05.2020 | Por: Wenderson França

Assim como em outros estados do Brasil, e lugares do mundo em geral, as máscaras de proteção passaram a ser obrigatórias no estado de São Paulo. Para quem precisa sair de casa e, principalmente, utilizar os serviços essenciais como: transporte público, aplicativo de transporte, hospitais e até andar nas ruas. Entretanto, além de comprar, existem diversas formas de customização e soluções para quem precisa de uma máscara, mas não tem condições de adquirir ou está em falta no mercado. O Portal KondZilla separou algumas opções para que você possa se proteger pega a visão.

Geralmente a base das máscaras de proteção caseiras são compostas por tecido, de preferência algodão costurado em duas camadas. Mas calma aí, não precisa ser nenhum tecido específico, pode ser aquela camiseta que está no fundo do guarda roupa, ela também funciona desde que bem projetada na hora da confecção da máscara.

Já a parte de customização te proporciona diversas possibilidades, então bora colocar a cabeça para trabalhar e, quem sabe, deixar ela malada com: bandanas, parte da estampa de uma camiseta foda, lenços e até quem sabe um jeans daqueles que chama atenção. Lembrando que essa parte é apenas a composição do visual da máscara.

Tutorial

Você vai precisar de uma camiseta algodão, linha de costura, agulha, um pedaço de arame (pode ser até aqueles que vem no pão de forma) e algo pra deixar ela maneira como uma bandana ou logo de uma marca da sua preferência.

O primeiro passo é construir um molde para confeccionar a base das máscaras feita em um tecido de sua preferência, dá para ser feito com um pedaço de papelão ou folha cartolina, o vídeo a seguir ensina de uma forma bem fácil ou você também pode baixar e imprimir o molde pronto no link.


Imagens: Maddu Magalhães – DIY 4 Máscaras de Tecido

Depois de moldar os tecidos para a base da máscara sempre em duas camadas para que ela tenha uma proteção ainda mais eficiente você deve então iniciar a parte da costura. Separamos o vídeo da Maddu Magalhães que explica direitinho o passo a passo, e ainda da o papo sobre as customizações.


Imagens: Maddu Magalhães – DIY 4 Máscaras de Tecido

Por último, e não menos importante, vem a conclusão da máscara que é a parte do design. Como falamos acima esse é o momento para usar a criatividade e deixar a sua máscara chave pra forga na hora de ir ao mercado, logicamente só se for muito urgente, afinal já sabemos que não podemos sair de casa por besteira né?

Outras formas de serem feitas as máscaras caseiras

Achou muito difícil essa opção? Pega a visão nessa versão com “Molde de Prato” você vai precisar apenas de um prato, tecidos, elástico e cola de tecido para que em poucos minutos você tenha sua máscara de proteção ao coronavírus.

Nessa versão você consegue fazer a máscara de proteção sem elástico, só com tecido, linha, agulha e o molde que também já tem pronto para baixar no seguinte link. “Máscara de proteção sem máquina de costura e sem elástico“.

Você tem uma bandana perdida e dois elástico ou até aquelas xuxinhas de cabelo ai na sua casa? Também dá para fazer uma máscara de uma forma muito prática e ensinado diretamente pelo canal do Ministério da Saúde.

Atenção é importante que a máscara proteja sempre a região do nariz chegando até o queixo para que o vírus não atinja partes do seu corpo que possa levá-lo até o organismo. Evite levar as mãos ao rosto quando estiver utilizando o equipamento de proteção, você também pode ser contaminado caso o vírus entre em contato com olhos.

Por fim, vale lembrar que as máscaras caseiras estão sendo comercializadas no valor de 3 a 5 reais, caso precise de uma renda extra essa é a hora de também garantir uma beira. Marcha nos trampos.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA