Educação

Após liberação do STJ o Prouni mantém cronograma e SISU segue com problemas

29.01.2020 | Por: Karolyn Andrade

Na terça-feira (28) o AGU (Advocacia Geral da União) conseguiu a liberação do Prouni e Sisu como falamos aqui. Ambos programas estavam parados devido a liminar por causa dos erros do Enem 2019 com o objetivo de não prejudicar nenhum candidato, mas após a justiça liberar a continuidade dos programas ficou em aberto quais seriam os próximos passos. Até a noite anterior não havia sido divulgado como ficaria o cronograma de inscrições dos programas. Chega mais que o Portal KondZilla te deixa por dentro desse novo capítulo.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem o seu calendário mantido, com inscrições do dia 28 ao dia 31 de janeiro pelo site. Para realizar a inscrição é necessário ter em mãos o número de inscrição do Enem 2019 e sua senha. O programa permite até duas candidaturas por pessoa, a vaga é disputada por nota de corte que é possível ser visualizada antes de finalizar a inscrição. Lembrando que ao total são mais de 250 mil vagas espalhadas pelo país de universidade privadas com bolsas parciais e integrais.

Agora o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) continua com o mesmo problema de acesso, os candidatos comentam nas redes sociais que além do erro no carregamento da página a inscrição para a segunda chamada está com erro. A lista de espera serve para você que não conseguiu de primeira ter uma segunda chance de entrar nas universidades públicas.

Porém o novo problema do site mostra que os candidatos já estão inscritos na lista de espera sem terem realizado a inscrição. Outro erro envolvendo o programa foi o vazamento da primeira lista de selecionados.

Nota do INEP

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) se pronunciou sobre os problemas do Enem através de uma nota com o seguinte trecho “O Inep reitera que não houve prejuízo a qualquer participante e ressalta que um eventual adiamento ou suspensão dos prazos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 causaria graves prejuízos às instituições de ensino superior e, principalmente, aos interessados em ingressar no ensino superior por meio dos processos seletivos realizados pelo Governo Federal, já que o calendário universitário seria afetado.

O Inep reafirma seu compromisso com a credibilidade científica da metodologia utilizada para o tratamento e cálculo das notas do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e o respeito aos participantes, às suas famílias e à importância do Enem como ferramenta de acesso ao ensino superior brasileiro.” Confira a nota completa aqui.

Corre para não perder o prazo do Prouni e fica ligado aqui no Portal para mais notícias sobre o ENEM.

Assista também:

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA