As camisetas da seleção que foram campeãs
Em pleno 2022, Ano da copa do mundo e você não conhece as camisas da seleção que levaram o título do mundial? Cola aqui que eu te mostro…
O uniforme amarelo é um sinal da seleção brasileira, mas nem sempre foi assim. A primeira camiseta da seleção foi branca, e foi assim até 1950, quando a tradição da amarelinha começou e não parou. Separamos todos os uniformes que deram sorte para a seleção e conquistaram o título de campeão do mundo.
Copa de 1958
Nosso primeiro título da Copa do Mundo foi na Suécia, que foi a vice-campeã. O Brasil tinha uma camisa mais básica, seguindo a tendência do futebol mundial na época. “Chuteiras pretas” e poucos detalhes. Na camisa azul, lisa, apenas o escudo, bem como na amarela, também básica e de gola.
1962 – 2º título de Copa do Mundo
O Brasil foi campeão invicto com 14 gols marcados. Sem muitas mudanças no uniforme da Copa do Mundo, a seleção brasileira foi para o seu segundo título vestindo ela, uma camiseta básica com gola amarela, o detalhe era verde. A azul era inteira de uma só cor, pouco se diferenciando do mundial de 1958.
1970 – 3º título de Copa do Mundo
A ousadia que vemos atualmente nas camisas não era algo imaginado para a época. Mas este modelo campeão marcou o fim da gola polo. A seleção brasileira chegou com um modelo bem parecido ao anterior no uniforme da Copa do Mundo de 1970, mas com um tecido mais leve e uma gola ‘careca’, seguindo o estilo da época. O Brasil ganhou seu 3º título mundial.
1994 – 4º título de Copa do Mundo
O tetracampeonato chegou em um ótimo momento, em uma geração que merecia ganhar o tetra. Essa de básica não tinha nada. Era uma camisa feita por um tecido leve, 100% de poliéster, com gola ‘V’, com três escudos da CBF grandes. Muito criticada na época por sua estética, porém o Brasil trouxe a quarta taça para casa.
2002 – 5º título da Copa do Mundo
O Brasil tinha perdido a final da última Copa para a França quando veio essa camisa, que era bem diferente de tudo o que já havia sido. A seleção brasileira estava muito preparada para conquistar o pentacampeonato no Mundial de 2002.
Com uma listra que ‘cortava’ as costas da camisa, é uma das que mais vende até hoje pela sua representação histórica, mesmo depois de 20 anos após a conquista do Mundial. Foi eternizada pela geração de Ronaldo Fenômeno, Cafu, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Essa camisa do Brasil da Copa de 2002 é a mais bonita da história da Seleção, mas vocês não estão preparados para essa conversa.
Qual dessas camisetas você achou mais louca?
E você tá tão otimista quanto o Djonga?