Catedral de Notre-Dame pega fogo na França
A catedral Notre-Drame sofreu um acidente terrível nesta segunda-feira, 15, pegando fogo e desmoronando durante o dia. A igreja passava por reformas e não se sabe o motivo certo do incêndio que destruiu grande parte da igreja e chocou o mundo. Infelizmente, mais um ícone da humanidade é atingida por uma tragédia que apaga um pedaço da nossa cultura. Recentemente, o Museu Nacional também pegou fogo apagando grande parte da cultura brasileira, assim como ítens foram queimados na França.
Soutien et admiration pour les forces de #secours et de #sécurité totalement mobilisées pour éteindre, dans des conditions très difficiles, l'incendie de #NotreDame #Paris pic.twitter.com/PDOUamoNfe
— Ministère de l'Intérieur (@Place_Beauvau) April 15, 2019
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) April 15, 2019
A catedral é uma das igrejas mais antigas da França. A data da construção da catedral é de 1163 e dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo e também leva o nome do conto “O Corcunda de Notre-Dame” de 1831. Além disso, foi palco de eventos importantes na história da França como a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804, como imperador da França, e a beatificação de Joana D’arc em 1909. Por sorte, algumas estátuas de cobre foram retirados na semana para limpeza.
⚡ Celebridades lamentam fogo em Notre-Dame https://t.co/1tkOBP1oQ2
— Twitter Moments Brasil (@MomentsBrasil) April 15, 2019
Autoridades pelo mundo lamentaram a tragédia que tem valor inestimável pra humanidade. Por ano, a catedral costumava receber mais de 13 milhões de turistas. O presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu a reconstrução da catedral em coletiva no fim da noite. “Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame”.
Nota
O Museu Nacional lamenta o incêndio ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 15 de abril, na Catedral de Notre-Dame, em Paris.
Nossa instituição, que viveu episódio semelhante em sua história recente, se solidariza com os franceses nesse momento.#NotreDame
— Museu Nacional/UFRJ (@MuseuNacional) April 15, 2019
É importante que os governos percebam a importância da manutenção desses monumentos para o mundo. O registro da cultura humana esta em museus e não podem ser largados as traças. São documentos únicos que registram a cultura da humanidade e que precisam de cuidado. Assim como a Catedral e o Museu Nacional, esses locais precisam ser preservados .