Matérias

20 anos do penta: relembre a trajetória da seleção até 2022

30.06.2022 | Por: Karine Ferreira

Há 20 anos, o Brasil conquistava o penta na Copa do Mundo de 2002, se você chegou a ver esse título e comemorá-lo devidamente, esse momento com certeza ficou eternizado em sua memória, mas se você ainda não era nascido ou não tinha idade suficiente para celebrar a conquista da seleção brasileira, existe um ponto positivo: este ano tem copa e nada como conquistar o hexa no mesmo ano de aniversário de 20 anos do penta.

Para relembrar a conquista do penta e iniciar o esquenta para a copa de 2022 que começa em novembro, recordaremos o desempenho do Brasil na Copa do Mundo desde 2002. 

2002 – Japão e Coreia do Sul

Reprodução: Internet

A última copa que saímos como campeões do mundo foi em 2002, realizada pela primeira vez em dois países como ‘país-sede’, sendo o Japão e a Coreia do Sul. Naquele ano a seleção era comandada pelo Felipão e fazia parte do Grupo C, com Turquia, China e a Costa Rica. Na trajetória pela busca do quinto título da seleção, o Brasil contava com lendas, como o capitão Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e muitos outros. Na final, a seleção enfrentou a Alemanha e ganhou de 2×0, com os dois gols feitos pelo Fenômeno.

2006 – Alemanha

Reprodução: Internet

Em 2006, a Copa do Mundo era realizada pela segunda vez na Alemanha, e o Brasil pertencia ao Grupo F, ao lado de Austrália, Croácia e Japão. Naquela época, a seleção era comandada por Parreira e contava com os craques Kaká, Adriano, Fred, Ronaldinho Gaúcho e outros grandes nomes do futebol. Infelizmente, nessa copa o Brasil foi eliminado nas quartas de final, pela França, perdendo por 1×0.

2010 – África do Sul

Crédito: Richard Heathcote/Getty Images

A copa realizada na África do Sul, que eternizou a música de abertura cantada por Shakira, ‘Waka Waka’, e a famosa ‘Jabulani’, nome da bola oficial da copa de 2010, teve a seleção brasileira comandada por Dunga e bons nomes de jogadores, que continha Kaká, Felipe Melo, Luís Fabiano e Robinho. A seleção que fazia parte do Grupo G, com Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, acabou sendo eliminada nas quartas de final pela Holanda, após ter começado a partida com um gol já nos primeiros 10 minutos, o time acabou levando a virada e perdendo de 2×1.

2014 – Brasil

Reprodução: Internet

Pela segunda vez no Brasil, a Copa do Mundo de 2014 gerava enormes expectativas e animava a massa brasileira que vivia novamente a experiência de ser sede do evento. Naquele ano, o Brasil era comandado mais uma vez por Felipão e fazia parte do Grupo A, junto com Camarões, México e Croácia, caminhando bem até chegar o momento da lesão do craque Neymar, nas quartas de final contra a Colômbia. A seleção chegou na semifinal, mas perdeu em uma goleada de 7×1 contra a Alemanha, no Mineirão.

2018 – Rússia

Reprodução: Internet

A última Copa do Mundo aconteceu na Rússia, com o comando do Tite e com o craque Neymar melhor e mais experiente. O Brasil ficou no Grupo E, que também tinha a Suíça, Costa Rica e Sérvia e voltou a ser uma das seleções favoritas para a conquista do mundo. Infelizmente, novamente nas quartas de final, o time acabou sofrendo com o saldo do gol contra do primeiro tempo e perdendo de 2×1 para a Bélgica.

2022 – Qatar

Crédito: Getty Images

Neste ano, a Copa do Mundo acontece no Qatar e pela primeira vez começará em novembro, devido às condições climáticas do país sede. A seleção que será comandada por Tite, caiu no Grupo G, junto a Sérvia, Suíça e Camarões.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
11 ANOS KONDZILLA CENA 2K22 DONAS DA CENA TRAP & FUNK VIRALIZOU PROMESSA KDZ TÁ BOMBANDO SÉRIE DE QUEBRADA OUTFIT VALIOSO JOGADOR CARO