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171: após sucesso com GTA Brasileiro, estúdio é acusado de fraude

23.11.2022 | Por: Karine Ferreira

Dia 17 deste mês foi o lançamento do 171, game para o PC desenvolvido pelo estúdio brasileiro de Betagames Group, que ficou conhecido como o GTA Brasileiro. O jogo que já estava sendo bastante comentado antes de ser lançado, foi sucesso em vendas no Steam, chegou na terceira posição em vendas na loja virtual e acabou chamando a atenção de uma galera.

Foto: Instagram betagamesgroup

O game que nutria altas expectativas e que mesmo lançado recentemente na versão Alpha já conquistou o coração de inúmeros jogadores, alcançando uma avaliação ligeiramente positiva, sofreu uma acusação de fraude após sua ascensão. Acontece que para produzir o jogo, o estúdio brasileiro responsável abriu um financiamento coletivo para que quem se interessasse na proposta do game, pudesse ajudar os criadores a realizar o 171. 

Por conta disso, o site MixMods, que é conhecido por divulgar modificações para os títulos da franquia Grand Theft Auto, relatou em um compilado, uma séria acusação de fraude e desvio de dinheiro por parte dos responsáveis do jogo. Segundo o site, o orçamento total para concluir o jogo foi de menos de três mil reais, já que muitos assets são vendidos por um custo baixo ou adquiridos gratuitamente.

Mas o valor total arrecadado nas campanhas de financiamento chegou a quase R$300 mil, além de citar também o longo tempo de produção que levou o projeto, considerando que diversos recursos chegaram prontos.

Hoje (22) o estúdio foi às redes para justificar as questões que foram levantadas, publicando uma nota longa em seus meios sociais. A Betagames Group aproveitou para esclarecer referente a primeira meta de arrecadação e explicou sobre o orçamento para equipe, taxas, impostos, equipamentos e colaboradores externos.

“Existem pessoas que podem não gostar do nosso trabalho, respeitamos isso e acreditamos que críticas construtivas são saudáveis para o desenvolvimento, porém o tipo de acusação que nos foi direcionada, além de deturpada, prejudica o mercado de desenvolvimento de jogos como um todo e não apenas nós”, citaram na nota, além de contarem que todas as informações financeiras estão liberadas de forma transparente na página da 1ª campanha de arrecadação de fundos no Catarse.

Alguns fãs também se manifestaram pelo Twitter.

Após a nota o site MixMods voltou a se pronunciar sobre o caso, publicando: 

Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.

Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados)…

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