Comportamento

15 por 15: Projeto da Ação da Cidadania visa combater a fome no país

15.07.2022 | Por: Janaine Fernandes
15 por 15: Projeto da Ação da Cidadania visa combater a fome no país

O último relatório da Organização das Nações Unidas, informa que o Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU. Um levantamento divulgado em junho deste ano, mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro comparado ao cálculo realizado em 2020.

Os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), mostra que em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

No ano passado, o 1º inquérito que foi divulgado no mês de abril, estimava em 19 milhões o total de brasileiros que não tinham nada para comer em 2020, cerca de 9 milhões a mais que em 2018, quando essa população somava 10,3 milhões de pessoas.

Um dos fatores que potencializou o avanço da fome no país, foi a crise provocada pela pandemia do coronavírus, que afetou diretamente na vida de todas as pessoas, mas principalmente aquelas que já estavam em situação de insegurança alimentar. Além disso, o que mais choca na situação é saber que o país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990.

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, apontou Ana Maria Segall, médica epidemiologista e pesquisadora da Rede PENSSAN. 

De acordo com a rede PENSSAN, a pesquisa  foi realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em 12.745 domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios das 27 unidades da federação – 26 estados mais o Distrito Federal.

15 por 15: Projeto da Ação da Cidadania visa combater a fome no país

Em vista do cenário atual, a Ação da Cidadania criou uma iniciativa que abrange o apoio de todos que quiserem combater a fome. A campanha “15 por 15” pede apoio não só financeiro, com doações a partir de cinco reais, mas também pede ajuda de pessoas que desejam se voluntariar no trabalho de luta contra a fome.

Caso alguma dessas duas opções não seja possível, a equipe incentiva o compartilhamento da campanha para que outras pessoas possam ter acesso ao que está acontecendo e contribuam da melhor forma.

Conforme os dados apresentados pelo projeto:

  • 15% dos brasileiros estão passando fome. 
  • 15% que não têm o que comer hoje.
  • 15% que não sabem quando vão comer de novo.
  • 15% que estão vendo os filhos passando fome junto com eles.

Todas as informações sobre o projeto 15 por 15 e como fazer a sua parte, podem ser acessadas em seu site oficial ou através da sua página no Instagram.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA