14ª edição do Festival Visões Periféricas será de forma on-line e gratuita: saiba como curtir em casa
Já imaginou um festival de filmes e curtas somente sobre as visões periféricas? É isso que irá acontecer a partir do dia 24 de março, de forma gratuita. Por conta da pandemia de coronavírus, o evento este ano será em um modelo diferente, sem atividades presenciais, com toda a sua programação on-line. Cola no Portal KondZilla e pega a visão!
O Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A 14ª edição do festival acontecerá de forma gratuita e pela primeira vez de forma on-line para todo o Brasil.
O festival esse ano exibirá, ao todo, 50 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens exibidos em 6 sessões. Desse total, 20 produções estarão em mostras competitivas, incluindo filmes feitos por moradores de comunidades.
Serão quatro mostras competitivas: Panorâmica, com filmes de longa e média-metragem; Fronteiras Imaginárias, reunindo curtas-metragens de realizadores independentes e coletivos de audiovisual; Cinema da Gema, dedicada aos curtas produzidos no Rio; e Visorama, voltada para curtas produzidos em cursos de formação audiovisual no ensino básico e em projetos do terceiro setor.
Os filmes avaliados pelo júri técnico serão premiados com prestação de serviços na área de produção e pós-produção e bolsas de estudos em cursos de audiovisual. O filme com mais votação on-line por parte do público em cada mostra competitiva vai receber um troféu do Festival.
A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Marcio Blanco, Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Até o dia 31 de março, o festival irá apresentar mesas de debate sobre os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia e a inserção de jovens no mercado audiovisual.
E aí, curtiu? No site oficial do Festival Visões Periféricas é possível saber toda a programação do evento. Cola lá que é sucesso.