Matérias

10 autores negros para você conhecer em 2022

29.12.2021 | Por: Thais Prado

2021 tá chegando ao fim….Bora começar o ano com boas leituras e dando aquela moral pra autores negros?! Então cola no portal da KondZilla e pega essa lista com alguns escritores incríveis que todos deveriam conhecer.

Conceição Evaristo

Para abrir a lista de autores negros, Conceição Evaristo é uma das vozes mais importantes da literatura brasileira. Sua história é comparada a de Carolina de Jesus, pois antes de ser escritora, ela era empregada doméstica (até os 25 anos). Hoje, ela é doutora em literatura comparada e solicitada sobre a condição da mulher negra.

Além disso, ela deu voz aos autores periféricos que possuem dificuldades para entrar no mainstream literário, o que levou à revisão da curadoria da Flip, uma Feira Literária Internacional de Paraty. Dentre suas obras, os destaques são “Ponciá Vicêncio”, “Poemas da recordação e outros movimentos” e “Olhos d’água”.

Delirium Nerd - Portal cultural sob o olhar feminino

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus era catadora de materiais recicláveis e morava na favela do Canindé. O jornalista Audálio Dantas estava fazendo uma reportagem sobre as condições de viver naquele local quando conversou com Carolina de Jesus e foi assim que “Quarto de despejo” foi descoberto e virou um sucesso imediato, consagrando Carolina de Jesus entre os grandes autores brasileiros. Com a publicação, ela conseguiu sair da miséria e ganhar a vida sendo escritora.

Livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus: resumo e análise -  Cultura Genial

Toni Morrison

Toni Morrison foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, e sua ficção trata sobre a questão racial nos Estados Unidos. Seu livro mais conhecido é “Amada”, que explora as lembranças do passado da escravidão de uma família que se mudou para o Norte, onde a escravidão não era mais permitida. Porém, os fantasmas do passado continuam a pairar sobre suas cabeças, enquanto tentam deixar aquela vida para trás.

Escuta Resenha] “Amada”, de Toni Morrison – ESCUTA.

Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro é filósofa, escritora e professora brasileira, muito conhecida por ser voz do movimento feminista e negro. Seus livros servem como manifesto para os movimentos, e você pode aprender muito com suas obras. Para entender sobre racismo, comece com “Pequeno manual antirracista”, que foi lançado em 2019. Já se quiser entender sobre feminismo interseccional, procure “Quem tem medo do feminismo negro”, lançado em 2018.

Djamila Ribeiro: biografia e formação de intelectual negra em dois atos |  Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda é uma escritora nigeriana muito reconhecida por sua voz como feminista e negra. Ela obteve muito sucesso com seu primeiro livro, “Hibisco roxo”, de 2003, e o segundo, “Meio sol amarelo”, de 2006.

Delirium Nerd - Portal cultural sob o olhar feminino

Angela Davis

Angela Davis é um nome importante do movimento negro, pois participou do Partido Comunista nos Estados Unidos e dos Panteras Negras. Ela denunciava muitas injustiças sociais, raciais e de gênero, e foi protagonista de um dos julgamentos criminais mais importantes dos Estados Unidos.

Seu livro mais famoso, “Mulheres, raça e classe”, é considerado um clássico sobre a interseccionalidade de gênero, raça e classe, e fala muito sobre as lutas anticapitalista, feminista, antirracista, antiescravagista e sobre os dilemas contemporâneos das mulheres. É uma leitura essencial para entender o movimento negro.

Mulheres, raça e classe - Outros Quinhentos

Jarid Arraes

Jarid Arraes também é grande ativista da diversidade na literatura. Além de negra, é de origem nordestina e traz para sua obra uma perspectiva feminina e também sertaneja, de quem nasceu e se criou no Cariri cearense. Jarid começou escrevendo cordéis antes de descobrir a poesia e se popularizou ao publicar “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”. 

Juazeirense Jarid Arraes apresenta novo livro no Encontro com Fátima  Bernardes

Marcelo Darcelo D’Salete

D’Salete trabalha o ambiente político dentro e no entorno dos quilombos. Seus livros são em formato de quadrinhos e Marcelo D’Salete desenha em preto e branco com contraste entre luz e sombras. Ganhador do prêmio Jabuti de histórias em quadrinhos, as obras de destaque dele são “Angola Janga” e “Cumbe”.

Marcelo D'Salete | Angola Janga | Exposição Narrativas Negras - YouTube

Grada Kilomba

Grada Kilomba é uma escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar portuguesa reconhecida pelo seu trabalho que tem como foco o exame da memória, trauma, gênero, racismo e pós-colonialismo. Em 2019 ela fez uma exposição chamada Desobediências Poéticas na Pinacoteca de São Paulo, a exposição questionava as representações de arte e conhecimento. Com a exposição no Br, seu livro “Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano” ficou bem conhecido por aqui. 

Grada Kilomba - Memórias da Plantação

ganchos de sino

Por último e não menos importante da lista de autores negros, uma escritora e ativista bell hooks, que infelizmente morreu no dia 15 de dezembro aos 69 anos. “A autora, professora, crítica e feminista fez sua transição cedo, de casa, rodeada de familiares e amigos”, escreveu a família dela em um comunicado.

Biblioteca essencial do feminismo” reúne livros fundamentais do movimento –  Rascunho

hooks, que nasceu Gloria Jean Watkins, publicou seu primeiro livro de poemas “And There We Wept” sob seu pseudônimo em 1978.

O nome artístico, escrito inteiramente com letras minúsculas, era uma homenagem à bisavó. Depois, ela escreveu mais de 40 livros publicados em 15 idiomas diferentes. Os temas tratados por ela eram feminismo, racismo, cultura, política, papéis de gênero, amor e espiritualidade.

No Brasil, ganhou destaque por meio da publicação de obras traduzidas como “Olhares negros: raça e representação”, “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade” e “O feminismo é para todo mundo”.

Resenha: O feminismo é para todo mundo, por Bell Hooks • La Oliphant


De todos os autores negros, qual o seu preferido?

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA