Como entrar na faculdade? Fiz 18!


Uma dúvida comum pra todo jovem que está terminando o ensino médio, é decidir qual profissão seguir no futuro. E principalmente, como ingressar nessa profissão. Pra ajudar o jovem a escolher esse caminho, dedicamos o vídeo "Fiz 18 anos, o que devo fazer" para mostrar algumas possibilidades de bolsas de estudo que o governo concede a jovens estudantes de escola pública ou de baixa renda. São elas: ProUni, FIES e SISU.

É importante lembrar que todas essas bolsas de estudos são para universidades públicas e particulares, e usam a nota do ENEM para o ingresso. Ou seja, você precisa ter feito o ENEM no ano, ou no ano anterior, para ter acesso. Dentre os diversos requisitos de cada modalidade, a nota do ENEM é um desses requisitos.

Começando pelo ProUni, este programa do governo é dedicado para alunos bolsistas em escola particular ou que fizeram todo o ensino médio em uma escola público. Outro requisito é ter uma renda de até 3 salários mínimos na família. O salário de todos os integrantes da casa, não podem passar desse valor pro aluno estar apto a concorrer ao ProUni. Como uma bolsa, ele vai usar sua nota do ENEM para você concorrer pela vaga.

No caso do FIES, é um programa de financiamento para universidades particulares. Você pode concorrer a um financiamento de 100% ou 50%, dependendo da sua situação, e o governo te ajuda a pagar a sua formação. Depois de formado, você paga o valor da faculdade, porque o programa entende que o aluno capacitado tem mais chances de ter um salário maior. Assim, fica mais fácil bancar os estudos.

E tem por ultimo o SISU, que usa totalmente a sua nota do ENEM. Neste programa você concorrer com outras pessoas que optaram pelo SISU para concorrer a vaga. Aqui vai depender da sua nota e a nota de corte do curso. Você pode se inscrever em até 2 cursos neste formato.

Esses são alguns dos programas que o governo oferece para cursos superiores, focados principalmente no jovem de favela. Você pode saber mais do enem por essas matérias e também sobre cursinhos populares.

Vídeo Matéria

O quê você
procura?