Obra Social Dom Bosco segue restaurando vidas

Matérias 2 semanas atrás

Todas as fotos por: Jeferson Delgado // Portal KondZilla

A Obra Social Dom Bosco é um lugar feito exatamente para quem deseja um mundo melhor e com mais acesso. O espaço oferece cursos profissionalizantes e oficinas para crianças e adolescentes carentes da zona leste de São Paulo. O Portal KondZilla foi convidado pelo pessoal da Agência Mural para participar de uma oficina com jovens que cumprem medida socioeducativa. Chega mais que te conto tudo que rolou.

Quem nos convidou foi a Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que tem como principal missão da galera é minimizar as falhas de informação que existem no jornalismo e contribuir para quebrar os diversos estereótipos sobre as periferias de SP. O corre é muito parecido com o nosso aqui do Portal KondZilla.

No dia 17 de abril, encostei na obra social Dom Bosco, um espaço localizado em Itaquera, bem próximo a estação de metrô, que fornece diversas atividades para a galera de periferia. A minha ida era para participar de uma oficina de jornalismo com alunos que cumprem medida socioeducativa e estavam internados na Fundação Casa por atos infracionais.

Uma das atividades da oficina era a produção de uma matéria feita pelos próprios alunos. Uma história que me chamou bastante atenção foi a de *Paulo, o jovem está buscando a ressocialização com a sociedade e recentemente descobriu que será pai, a felicidade nos olhos do jovem era visível.

Nossa ideia foi para os jovens ter contato com alguém da KondZilla, pois a maior parte deles admira muito o trabalho da produtora. Quando cheguei na sala, alguns dos jovens logo olharam para a camiseta da KondZilla que eu esteva vestido, e as principais perguntas que fizeram foi a respeito dos MCs, quais MCs eu mais gostava, como era trabalhar ao lado de MCs conhecidos do funk, se tivesse a opção de trocar de trabalho se eu trocaria, essa foram as perguntas para a produção da matéria (que você pode ler por aqui).

A oficina foi ministrada por profissionais do jornalismo. Giacomo Vicenzo foi o repórter que estava presente e coordenou para que os jovens seguissem alguns passos importantes para ter uma boa entrevista, entre eles: O que você quer coletar do entrevistado, quais perguntas fazer e como guiar essa entrevista com base nas respostas. Jornalismo é algo que também se aprende na prática. Eu mesmo me formei numa escola de jornalismo para jovens de periferia, que visa fornecer conhecimento para quem não tem o foco ir para uma universidade ou não tem acesso a ela. Em certo momento da entrevista, comentei que trabalho desde os 13 anos e isso fez com que os jovens se aproximassem mais ainda do bate papo, pois a grande maioria ali também começou a trabalhar desde mais novo, em mecânica, na feira e até entregador de folheto.

O projeto tem como visão melhorar o mundo que vivemos, um dos passos é dar uma segunda chance para pessoas que um dia foram atraídas pelo crime ou simplesmente não tiveram acesso à informação. Como? A Agência Mural e a Obra João Bosco pretendem dar uma profissão a eles. Neste dia, os jovens aprenderam o que é ser jornalista.

Confira a entrevista com Jeferson Delgado feita pelos jovens da oficina Mural na Dom Bosco.

*Em cumprimento das normas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) os alunos dessa atividade tiveram os nomes e identidades preservadas.

Leia mais
O mundo da universidade por quem é de quebrada
Um chavoso na universidade pública

Comentários