Thiago Vinícius, criador “Organicamente Rango” na quebrada, é destaque na lista ’50 Next’
Créditos: Reprodução // Redes sociais
- Por Redação

Thiago Vinícius, criador “Organicamente Rango” na quebrada, é destaque na lista ’50 Next’

Vai ter jovem de quebrada em prêmio internacional sim! Thiago Vinícius de Paula Silva, de 32 anos, é morador do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O empreendedor está na lista “50 Next”, que ressalta o perfil de 50 jovens em 34 países em liderar iniciativas que podem mudar os rumos da gastronomia. 

Thiago é um dos dois brasileiros incluídos na lista, que estão promovendo e transformando a gastronomia pelo mundo, organizado pela “World’s 50 Best Restaurants”, considerado o Oscar do setor. Além dele, a carioca Mariana Aleixo do Rio de Janeiro também está na lista. 

O jovem tem uma forte atuação no Capão Redondo com a Agência Popular Solano Trindade, que reúne armazém de produtos orgânicos, espaço cultural, rádio comunitária, coworking e um restaurante de comida orgânica. 

“A Favela esta na lista @theworlds50best que elege jovens que estão moldando o futuro da gastronomia! São Paulo é a cidade que mais tem restaurantes e o maior número de pessoas que passam fome, que esse reconhecimento possa levar levar uma mensagem que temos que superar a FOME em nosso País”, escreveu o jovem no Instagram. 

A agência abriga um armazém de produtos orgânicos e um restaurante, o “Organicamente Rango”, cuja chef é Tia Nice, mãe de Thiago Vinícius. Ela, que já trabalhou como faxineira e manicure, hoje é líder comunitária e comanda o restaurante desde 2019.

O “Organicamente Rango” vende produtos orgânicos de produtores familiares no fundão da Zona Sul por preços acessíveis e, com as sobras dos produtos, Tia Nice prepara pratos especiais para a venda no restaurante que leva o mesmo nome.

O cardápio é composto por comida tipicamente brasileira, como baião de dois e feijoada, elaborada com alimentos sem agrotóxicos e entregue por aplicativos de mensagens. Além disso, a Agência organiza campanhas de distribuição de alimentos para as famílias mais pobres da região do Campo Limpo. Tia Nice prepara outras 200 marmitas por dia, que são distribuídas entre os moradores carentes do bairro.

Thiago e Mariana foram escolhidos entre um conjunto de 700 candidatos, considerados entre inscritos, indicados e prospectados, em um processo feito em parceria com o Basque Culinary Center, instituto que atua na formação de chefs, no pólo gastronômico de San Sebastián, na Espanha.

Além do anúncio virtual, o 50 Next também prevê a realização de uma cerimônia física em Bilbao, no País Basco, na Espanha, para celebrar as listas de 2021 e 2022, quando as restrições de viagens forem aliviadas.

Diferente dos rankings de bares e restaurantes do 50 Best, a lista com jovens líderes não têm uma ordem de classificação e foi dividida em categorias com um olhar mais abrangente à gastronomia – produção, tecnologia, educação, indústria criativa, ciência, hospitalidade e ativismo.

Tags relacionadas:

Notícias