Salvaguarda vai se apresentar em Harvard por incentivar jovens a entrarem na faculdade

Autor: Gabriela Ferreira

Fotos por: Reprodução

Histórias que inspiram | 04/03/2020 16:52:51

O ensino superior ainda mostra uma desigualdade de classes. não é todo mundo que consegue cursar o nivel superior (principalmente aqueles que vem de periferias). Mas com o crescimento de iniciativas que ajudam a entrada da galera de baixa renda nas universidades públicas, a situação, aos poucos está mudando. Hariff Barbosa e Vinicius Andrade são duas dessas pessoas que querem mudar esse panorama, e criaram o Salvaguarda pra isso. A proposta deu tão certo que eles foram convidados pra apresentar o projeto em Harvard e hoje vamos falar deles pra vocês.

A falta de diversidade de pessoas nas cidades é uma situação muito prejudicial pra todo mundo. Essa deficiência de representatividade faz com que as pessoas de grupos minoritários não se sintam pertencentes à esses espaços. Isso foi algo que Hariff sentiu quando começou a cursar Psicologia na USP Ribeirão Preto. “Comecei a pensar muito nisso em uma aula sobre como as prisões danificam a mente dos presos e refleti muito, porque meu irmão tava preso e já tinha sido dependente químico. Isso me fez perceber que estar na USP era algo diferente pras pessoas como eu”.


Hariff Barbosa e Vinicius Andrade

Foi assim que Hariff conheceu o Vinicius Andrade, com quem trabalha no Salvaguarda. Assim como ela, ele também sentia um incômodo. “Ele me contava que não gostava muito de ver só pessoas diferentes da gente na Universidade”.

Nessa época, Hariff fazia monitoria e consultoria em cursinhos populares em Ribeirão Preto pra passar as informações sobre ensino superior pra galera, somando com as conversas com Vini, deu no que deu. “Uma vez o Vini fez uma pesquisa em três escolas públicas perto do bairro dele e dos 193 alunos, só 13 sabiam o que era Fuvest – que é a principal prova para entrar na USP. Depois, ele me convidou pra ir com ele numa escola falar com os alunos e demos as caras”.

Assim foi nascendo o Salvaguarda, o projeto que visa levar informação e incentivo sobre a entrada no ensino superior pros alunos da rede pública. Desde 2017, mais de 15 mil alunos já foram impactados pelo trampo do projeto. Pela internet e presencialmente, os alunos recebem ajuda e consultoria sobre dúvidas de exercícios, conselhos e informações referente ao assunto.

“Logo no começo, quando ainda não tínhamos nem nome, vimos um edital do Descomplica que dava logins pro pessoal dos cursinhos populares. Nos inscrevemos e conseguimos 1000 logins gratuitos pros alunos de baixa renda”, conta Hariff. “Depois que ganhamos, ficamos com esse pensamento de ‘o que mais podemos conseguir’?”

Depois disso, em 2019, um programa de TV gravou uma matéria sobre o projeto, que nunca foi ao ar,e a desilusão de uma divulgação legal fizeram com que eles cogitassem levar o projeto pra gringa. Assim, eles se inscreveram no Brazil Conference, uma feira com projetos apresentados por brasileiros, em Harvard, uma das universidades mais referências do mundo. A dupla está fazendo uma vaquinha online pra ajudar nos custos da viagem e você pode ajudar pelo link.

Iniciativas como essa servem pra fazer com que o ensino superior seja cada mais diversos, com realidades diferentes e com mais vozes.

Conheça mais do projeto pelas redes: Facebook // Vakinha

O quê você
procura?