Prova ENCCEJA abre inscrições para 2019

Autor: Wenderson França

Fotos por: Freepik

Educação | 22/05/2019 15:14:50

Anexo faltante

Estudar é um dos fatores que conseguem mudar a vida das pessoas. Infelizmente, porém, sabemos que a vida nem sempre permite que todos consigam concluir seus estudos, seja por conta do trabalho, situações da vida ou até mesmo falta de dinheiro. Essa ruptura nos estudos é muito ruim, principalmente na hora de encontrar um trabalho. Por conta disso, o Ministério da Educação criou a prova Encceja, que avalia o conhecimento das pessoas para emitir certificados de conclusão do ensino fundamental e médio, permitindo assim o ingresso em escolas técnicas, ENEM e também faculdades.

A educação é sem dúvidas um direito de todos. Não precisa ir muito longe, se você é morador da favela com certeza já ouviu histórias do tipo: “eu precisava trabalhar ou passava fome, por isso não fui a escola”, ou até mesmo a realidade de mães que deixaram os estudos para cuidar dos filhos.

Pensando nesse público, o MEC desenvolveu o Encceja, programa direcionado a formação de pessoas que querem obter o certificado de conclusão dos estudos e quem sabe conseguir o tão sonhado emprego melhor, afinal sabemos que a maioria das empresas solicitam pelo menos o segundo grau completo quando se trata de vagas com um salário melhor. O programa ainda permite a inscrição em cursos técnicos e até mesmo quem sabe garantir o ingresso em uma universidade.

Além do ensino médio, o Encceja engloba também o ensino fundamental. Sendo assim os candidatos deve ter no mínimo 16 anos para a conclusão do fundamental e 18 anos para obter o certificado do ensino médio no dia da realização da prova.

Para garantir o diploma de cada nível, é preciso fazer uma prova e mostrar que você domina os assuntos. Listamos abaixo quais são os assuntos.

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As inscrições acontecem diretamente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o prazo de inscrição é de 20 a 31 de maio, então fiquem atentos para não perder essa oportunidade. Inscreva-se pelo link. Boa sorte!!

O quê você
procura?