O professor Gabriel Cabral encontrou no funk a fórmula para ensinar química

Autor: Wenderson França

Fotos por: Divulgação

Educação | 25/09/2019 17:46:41

Anexo faltante

Sou jovem, favelado, não manjo de química e não nasci pra ser MC, muito menos jogador de futebol. Se identificou? Então, cola que o Portal KondZilla te passa mais uma visão de progresso. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está mais próximo do que possamos imaginar, acontece em novembro de 2019, nos dias 3 e 10, dois domingos seguidos. Para mandar bem na parte de química, vamos te falar do professor Gabriel Barbosa Cabral, 29, carioca de Duque de Caxias. Ele aplica aulas de química preparatórias em cursinhos voltados para boa desenvoltura de jovens no processo do Enem. Pensando em melhorar a comunicação com os jovens no aprendizado, ele criou um canal no YouTube onde mistura educação e funk.

Tá com medinho, tá com medinho? Eu vou te ensinar direitinho“. Essa é uma das frases do MC Cabral, ou melhor, do professor Cabral em uma das suas composições. Ele explica como surgiu o canal. “A ideia de unificar a música e a educação veio da necessidade de ajudar os alunos a decorarem conceitos que são importantes para as provas”. Mas porque o justamente o funk? “Como a Química é muito abstrata, muitos possuem dificuldades com ela. Então resolvi unir duas paixões! Música e Química. A escolha do funk, é porque eu quero que o aprendizado seja feliz e prazeroso. É o melhor ritmo musical pra memorização e animação do conteúdo”.

Estudos mostram que com a música o aprendizado se torna muito mais fácil e é justamente por esse caminho que Cabral resolveu seguir visando facilitar as coisas a quem busca seu lugar na universidade. “Estudar tem sido visto pelos alunos como algo chato. Através da música, mostro que estudar não precisa ser chato”. Segundo ele tem funcionado. “Os alunos curtem muito. Sempre que posto no meu canal do YouTube a galera vai lá aprender”.

View this post on Instagram

Aquele funkzin pra te deixar feliz!✌️🤩

A post shared by Professor Gabriel Cabral (@profgabrielcabral) on

As dificuldade são comuns, química não é lá uma matéria fácil, não é mesmo?! Pensando nisso, Cabral tem todo um ritual na hora da escolha de pauta para os vídeos. “Geralmente seleciono as paródias que faço pensando nos assuntos que os alunos têm mais dificuldade, e que são relevantes para as provas”.

O foco é poder viver bem e dar uma melhora para os seus. Por isso, Cabral dá o papo. “Precisamos incentivar os nossos jovens a buscarem uma vida melhor, seja pela educação, seja pela música”. O descaso para com a educação. “Infelizmente, não temos muitos projetos que incentivem a busca através da educação. Mesmo assim, o meu sonho é ver muitos jovens cantando e aprendendo química ao mesmo tempo”.

Iniciativas como a do professor Cabral podem transformar a forma de aprendizagem no mundo totalmente conectado que vivemos. Seja aluno ou professor, quando ambos falam a mesma língua as coisas ficam muito mais fáceis. Por isso, acompanhe no Professor Gabriel Cabral no Youtube e aprenda química e muito mais, além das trocas de experiências.

E se você ainda não sabe como entrar em uma universidade ou mesmo como prestar o Exame Nacional do Ensino Médio? Tire todas as suas dúvidas no canal Portal KondZilla. Agora, se você for um professor de quebras e estiver com dificuldades em ajustar suas aulas ao gosto de seus alunos o estudo “Rap, funk e pop internacional: percepções dos professores sobre as referências musicais dos alunos“, de Rogério Pelizzari de Andrade fala um pouco sobre isso.

Acompanhe o professor nas redes sociais: Instagram // Youtube

Leia Também:

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?