Novo FIES tem inscrições até o dia 12 de fevereiro, saiba como fazer

Autor: Karolyn Andrade

Fotos por: Pexels

Educação | 11/02/2020 12:21:46

Anexo faltante

Entrar na faculdade é um grande sonho para muitas pessoas e pode ser um grande investimento de dinheiro. A criação de programas do governo aumentou a inserção da quebrada nas universidades justamente por causa da grana. O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder financiamento para estudantes em cursos superiores, ou seja você estuda e só paga depois de formado. O projeto está com inscrições abertas até amanhã, 12 de fevereiro. Chega mais e saiba todos os passos.

O que muda com o novo FIES?

Depois de passar por algumas mudanças o novo FIES é um modelo de financiamento moderno dividindo o programa em diferentes modalidades que possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que faria conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa hora o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

 

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Como fazer inscrição?

Para fazer a inscrição você deve acessar o site diretamente com a sua conta do gov.br, após concluir o cadastro é só voltar para o site do Fies e fazer o login para preencher os dados atentamente e depois escolha o estado, curso e olha a instituição que deseja estudar. Você pode ter até três opções de cursos. Se você já estuda e quer financiar o restante só marcar direitinho em qual semestre está e quantos faltam.

Cronograma:

5/02 à 12/02: Período de inscrições Fies e P-Fies
26/02: Resultados
27/02 à 2/03: Inscrições para pré- selecionados do Fies
3/03 à 5/03: Complementação para as inscrições do primeiro semestre
28/03 à 31/03: Lista de espera

O quê você
procura?