Love Acústico do DJ Totu é a versão do Poesia Acústica de São Paulo
Créditos: Reprodução
- Por Wenderson França

Love Acústico do DJ Totu é a versão do Poesia Acústica de São Paulo

Você gosta ou é daqueles que quando toca um “Poesia Acústica” no lounge sabe as 9 versões de cor e salteado?! Tendo como referência o rap melódico, sucesso entre a juventude, porém colocando toda a estética do funk paulista na produção, o DJ Totu reuniu nomes estourados do funk paulista como: MC Paulin da CapitalMC Lele JP e Nathan ZK e lançou o “Set Acústico do Funk“. Cola no Portal KondZilla e pega a visão dessa novidade.

Mesa de bar, breja, quadra de futebol, vista da favela, violão e uma arquibancada cheia de pessoas acompanhando o clima, essa é a estética do videoclipe “Set Acústico DJ Totu”. O produtor e DJ é conhecido no universo do funk por colocar músicas de sucesso como: “Sou Vitorioso“, “Eu Achei” e “Vitória Chegou” no ritmo do violino.

Nomes importante da cena do funk paulista deram as caras mandando as mais diversas linhas, sempre passeando por assuntos que são falados nas quebradas, mostrando também um outro lado dos artistas que deixaram a MPC de lado e embarcaram na voz, violão e violino do DJ Totu. Vale ressaltar que MC Neguinho do ITR trouxe uma pegada carioca para o som.

DJ Totu contou sobre a escolha dos MC’s. “Os artistas que eu trouxe para o Love Acústico são muito bons em refrões e melodias, casou certinho com minha harmonia”. Sobre a ligação com o Poesia Acústica, ele explicou. “É uma das referências sim, mas com nosso jeito das periferias de SP”.

Para tirar a ideia do papel, Totu contou com a parceria de uma colega que correu com ele na época em que se apresentava nos metrôs para levantar uma grana. “Chamei uma amiga que tocava no metrô comigo, fizemos o arranjo. Depois fiquei fazendo o beat e o restante da produção”. Até o resultado final foi muito trabalho entre a dupla. “Fui falando as progressões harmônicas, assim fomos testando até chegar no resultado”. Já falamos dos talentos que os metrôs de São Paulo reúne por aqui.

“O Love Acústico” foi realmente um sucesso não é atoa que o primeiro milhão de visualizações veio ainda no mesmo dia de lançamento na última sexta-feira (16), o videoclipe também chegou a ficar nos #2 em alta do Youtube e atualmente conta com 1,6 milhões de visualizações.

Além dos artistas citado: MC CLAndressinha, Suh, Barone e Young Maska participam do set acústico e mandam os melhores versos no projeto que promete trazer ainda muitas outras potências do funk para mostrar suas vozes. “Já estou trabalhando no segundo, e será tudo surpresa”, disse DJ Totu.

Funk no Violino

Mas como o DJ decidiu colocar as composições de funk no som do violino? Morador das quebradas da Divisa, Itapevi, município de São Paulo, ele explicou. “Um dia estava ensaiando de boas em casa e comecei tocar um funk que sempre ouvia no som automotivo”. Veja a homenagem do músico para os relíquias infelizmente falecidos: MC DalesteMC Zoi de GatoMC Felipe BoladãoMC Duda do MarapéMC Primo e MC Careca.

Para Victor Bento, 23 anos, mais conhecido como DJ Totu, ter o violino no funk é também uma luta de classe. “Além de ser um gênero musical que eu me identifico e gosto, ainda sofre muito preconceito. Então escolhi o funk pois é a voz da favela, é um favelado também pode entender sobre teoria musical”.

Entretanto, assim como outros músicos de instrumentos clássicos, Dj Totu quis fazer parte de um conservatório musical mas dificuldades da vida impediram, então ele criou o “Love Acústico” – que iremos chamar de conservatório do funk. “Quando era mais jovem tinha tentado entrar em conservatório, mas não tinha estudo suficiente nem um violino decente”. A falta de oportunidade dentro das favelas é real. “Também tinha a falta de oportunidade e dificuldade financeira”.

No que se refere a produção musical DJ Totu iniciou de forma totalmente autodidata no ano de 2016 acompanhando vídeos no Youtube, outro fator bastante importante para que o jovem de apenas 23 anos quisesse mergulhasse também nas produções musicais foi a falta de DJs para produzir os MC’s de sua quebrada na época. Atualmente DJ Totu é violinista e constrói a carreira junto com a produtora Love Funk.

Tags relacionadas:

Matérias

Funk