Kond é homenageado em mural grafitado no Guarujá

Autor: Wenderson França

Fotos por: Nayara Macedo // Portal KondZilla

Grafiti | 30/08/2019 18:43:47

Anexo faltante

Criador do único canal no YouTube brasileiro com mais de 50 milhões de inscritos, o Kond, da KondZilla, foi homenageado com um mural grafitado com seu rosto e o símbolo da KondZilla na Vila Santo Antônio, sua quebrada natal, no Guarujá. O feitor dessa obra é ninguém menos que o artista plástico Francisco Kleison, 24, morador do Guarujá. Ele também é responsável pelo mural da escola Raul Brasil, em homenagem às vítimas do massacre de Suzano.

A figura do Kond é mesmo muito representativa para quem o acompanha, não é atoa que ele foi considerado um dos 100 afrodescendentes mais influente do mundo. É de se entender, afinal, não é sempre que alguém cria um império no funk e leva a música de favela para o mundo. Por isso, é impossível falar de funk e não pensar no Kond. Dito isso, Francisco explicou de onde veio a ideia do mural. “Temos um plano de fazer vários murais homenageando os artistas da cidade. Então, estávamos procurando um muro para fazer sobre o ‘funk fez história’, com MCs da Baixada Santista. Foi quando resolvemos fazer a homenagem para o Kond”.

Quando se fala em favela e projetos, o que queremos é construir algo que nos possa trazer uma melhora de vida. Pro Kond, não foi diferente, porém, visionário, ele superou as expectativas e hoje é inspiração às pessoas ao seu redor. “A figura do Kond é muito importante porque motiva a rapaziada aqui da quebrada. No dia que estávamos fazendo o grafite, encostou vários amigos dele de infância e pelo o que a galera comenta, a história dele incentiva muito”. A admiração é de quebrada pra quebrada. “É gratificante ter um cara com esse dom com esse trabalho e sabendo que é da nossa cidade”.

Grafiteiro e Sidnei Oliveira seu assistente pousando no mural

A arte pode mudar a vida das pessoas que às vezes não tem sequer esperança e perspectiva no futuro. O trabalho feito por Francisco é muito maior do que uma simples homenagem, é realmente sobre levar a esperança para as pessoas através da arte. “Eu venho percebendo que a arte tem um poder enorme para entrar na mente da juventude. Temos um trabalho nas escolas que convidamos os alunos para pintarem o próprio muro da escola e a proporção é muito grande, isso pode tirar muita gente das ruas, das coisas erradas”.

O morador José Raimundo, mais conhecido como Dinho, de 66 anos, é vizinho do mural que homenageia o Kond e está muito feliz por ter esse feito praticamente na parede de sua casa. “É muito importante para a cidade e para o bairro, porque podemos enxergar que tendo força de vontade a pessoa vence”. Ele ainda deu o papo para a molecada. “Todo mundo pode chegar aonde ele chegou é só ter um objetivo na vida e procurar alcançar ele. Pra isso precisa estudar, buscar uma profissão, não se envolver com drogas que as coisas dão certo. As pessoas precisam se inspirar no Kond porque todos têm a capacidade de vencer”. Concluiu José.

Morador da Vila Santo Antônio José Raimundo, mais conhecido como Dinho

E para quem quer conhecer o mural ele está localizado na Rua Alameda das Violetas, Centro, Guarujá – SP próximo ao Mercadão Munhoz.

Acompanhe o KMJ Graffi no Instagram
Acompanhe Kond no Instagram

Leia também:
Muralista Eduardo Kobra faz tour pelas favelas de SP
Grafiteiro homenageia ícones do funk em mural
Ermelino Matarazzo vira a Vila Madalena da quebrada com o “Beco do Hulk”

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?